Hasteamento de bandeiras e premiação de alunos marcam dia da Independência

2 de setembro de 2015

Hasteamento de bandeiras e premiação de alunos marcam dia da Independência

Na próxima segunda-feira (07) é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura de Bertioga, preparou uma programação especial, com hasteamento de bandeiras e premiação dos alunos que participaram do Concurso de Poemas, alusivo à data, realizado pela Secretaria de Educação nas escolas municipais. A solenidade acontece em frente ao Gabinete do prefeito, no Paço Municipal.

A programação tem início às 8 horas, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, com a participação de músicos do projeto Musicando, desenvolvido nas escolas municipais. Em seguida, às 8h30, acontece a premiação de 80 alunos do 5º ano, que participaram do Concurso de Poemas. Os três primeiros colocados receberão tabletes. Serão entregues botons e certificados a todos os alunos.

Após a premiação, será servido um café da manhã para todos os participantes. Para o prefeito de Bertioga, a data é muito importante. “A data deve ser lembrada, pois simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro. Ela deve ser festejada e respeitada por todos nós. A vida de muitos bravos patriotas foi ceifada para que o Brasil fosse livre, para que tivéssemos uma democracia”, declarou.

Dia da Independência
A Independência do Brasil é celebrada todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal, no ano de 1822.

O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), e alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.