Horta comunitária tem novo encontro no sábado (23)

21 de fevereiro de 2019

Horta comunitária tem novo encontro no sábado (23)

No sábado (23), moradores do Jardim Vicente de Carvalho se reúnem em mutirão para mais uma ação do projeto Horta Comunitária. Eles irão planejar um sistema de escoamento e drenagem de águas para o Terreno Vivo, localizado à Rua Epifânio Batista, entre o Condomínio Caminhos do Itatinga e o Conjunto Habitacional CDHU, no Jardim Vicente de Carvalho. O encontro acontece a partir das 8h30.

No encontro, será elaborado o Plano de Ação e Estratégias para a Horta Comunitária. Além disso, acontecem atividades como pequenas escavações e valas, destinadas à minimizar possíveis alagamentos que dificultam ou até mesmo inviabilizam a produção de alimentos. As ações são coordenadas por Vinícius Pereira, Leonardo Tannous e Andréa Pesek.

O projeto é uma parceria do Sesc e da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Habitação, Coordenadoria de Educação Ambiental e Cras Vicente de Carvalho. Ele acontece em uma área cedida pela Administração Municipal e visa à promoção da qualidade de vida e a segurança alimentar da comunidade. No último encontro, em janeiro, o tema foi a importância do cuidado com o solo. Na oportunidade, dois canteiros foram construídos com poda de árvores e vários nutrientes orgânicos naturais.

PROJETO

No decorrer de 2018, foram realizadas diversas ações para o projeto Terreno Vivo, de planejamento coletivo, preparação do terreno, plantio de mudas e cercamento da área. O projeto piloto é para semear a ideia de hortas urbanas e comunitárias pela Cidade. Espera-se que a população possa ter acesso à ervas, frutos, vegetais e legumes. Quem quiser participar, pode contribuir com sementes ou na preparação da terra e mudas.