Hospital e Maternidade de Bertioga implementa Teste do Coraçãozinho

26 de fevereiro de 2016

Hospital e Maternidade de Bertioga implementa Teste do Coraçãozinho

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 10 em cada mil bebês podem apresentar alguma malformação congênita e, entre esses, dois podem ter cardiopatias graves e precisar de intervenção médica urgente. Para diagnosticar e acompanhar esses casos, o Instituto Corpore, responsável pela gestão do Hospital Bertioga, em parceria com a Secretaria de Saúde, implantou desde janeiro deste ano o teste do coraçãozinho, na maternidade do hospital.

O teste permite identificar, precocemente, se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o pequeno paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico. O procedimento é simples, rápido e indolor, e consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé da criança.

Segundo Adriana Beatriz Rossi Ventura, médica do hospital, a implantação do Teste do Coraçãozinho no Hospital de Bertioga é muito importante para a qualidade de vida dos bebês. “Implantamos em nossa maternidade o Teste do Coraçãozinho, por se tratar de uma triagem para diagnóstico de cardiopatia congênita de suma importância, pois as manifestações clínicas das cardiopatias críticas podem ainda não ter ocorrido antes do momento da alta médica e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir a taxa de mortalidade neonatal em nosso meio”, esclarece a pediatra.

Para isso, todos os enfermeiros da Maternidade do Hospital Bertioga receberam capacitação sobre o tema, ministrado pela enfermeira Márcia Silva (Educação Continuada), para a realização correta do Teste do Coraçãozinho antes da alta hospitalar de todos os recém-nascidos.