II Exposição de Orquídeas de Bertioga celebra beleza das flores e inaugura passarela acessível e inclusiva no Orquidário Municipal

7 de novembro de 2025

II Exposição de Orquídeas de Bertioga celebra beleza das flores e inaugura passarela acessível e inclusiva no Orquidário Municipal

 

A delicadeza e o encanto das orquídeas voltam a tomar conta do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Bertioga com a II Exposição de Orquídeas de Bertioga. O evento está marcado para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de novembro. A programação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), é totalmente gratuita.

Na sexta-feira (14), a exposição será realizada das 18h às 20h, com inauguração da passarela acessível do Orquidário do CEA às 18h30. O novo espaço, feito pela Secretaria de Serviços Urbanos, permitirá o acesso seguro e confortável de todos os visitantes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, e foi projetado para promover a acessibilidade, a inclusão e ampliar a experiência educativa e contemplativa do público com a natureza.

“A exposição é uma celebração da natureza e um convite para olharmos com mais sensibilidade para as plantas e os polinizadores que sustentam a vida. Com a nova passarela, damos mais um passo importante na inclusão e na educação ambiental de qualidade”, destaca Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente.

Já para Mylene Lyra, diretora de Educação Ambiental, a passarela acessível e inclusiva é fruto de um trabalho coletivo, que reforça o compromisso de Bertioga com a inclusão e a sustentabilidade. “Queremos que todos possam vivenciar a beleza das orquídeas e compreender o valor da biodiversidade local”, complementou.

No sábado (15) e domingo (16), a exposição acontece das 10h às 18h. Ainda no sábado, às 10h30, o evento contará com uma aula de cultivo de orquídea, ministrada pelo proprietário e diretor do Orquidário Paulista, Reinaldo Ilaci. Entre 15h e 16h, acontece a aula “Importância ecológica das abelhas nativas sem ferrão”, com Celso Perez. Já no domingo, às 10h30, será realizada a oficina “Confecção de iscas pet e transferência para caixa racional”, com Fernando Atanazio.

“O CEA é um espaço vivo de aprendizado e encantamento. A exposição de orquídeas representa a harmonia entre arte, ciência e natureza, inspirando cada visitante a cultivar o cuidado com o meio ambiente”, completa Renata de Brito, gestora do Centro de Educação Ambiental.

Serviço
Centro de Educação Ambiental (CEA) — Rua Ayrton Senna da Silva, nº 920, Centro, Bertioga.