III Guaru-Bert acontece na próxima semana, com participação de 1.500 deficientes

9 de março de 2016

Um dos maiores eventos de acessibilidade e inclusão de Bertioga e que é desenvolvido na praia, o Guaru-Bert, acontece na próxima semana, de segunda a sexta-feira (de 14 a 18), das 9 às 16 horas, e está prevista a participação de cerca de 1.500 pessoas. A atividade é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Bertioga e diversas entidades de Guarulhos e região, que atendem pessoas com deficiência. Este é o terceiro ano que Bertioga recebe o grupo que utiliza as cadeiras anfíbias do Programa Praia Acessível, desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão.

A Prefeitura está mobilizando diversas secretarias para apoiar o evento. Serão cerca de 300 participantes por dia que ficarão hospedados durante o dia no Alojamento Municipal José Aparecido Ribeiro, no Indaiá, sob gestão da Secretaria de Educação, que cedeu todas as instalações. O grupo vai contar com voluntários das cidades participantes, que vão preparar a alimentação.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura já está providenciando as autorizações para a entrada dos cinco ônibus e cinco vans que chegarão ao Município por dia e a Secretaria de Saúde já disponibilizou uma ambulância que ficará na praia do Indaiá à disposição do evento. A Secretaria de Segurança e Cidadania vai destacar Guardas Civis Municipais também para apoio ao evento, que ainda vai contar com a segurança dos Guarda-Vidas.

O programa Praia Acessível disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com problemas de mobilidade permanente ou temporária. As cadeiras são feitas com um tipo de pneu que facilita o deslocamento na areia e não afunda dentro da água, além de possuir braços removíveis para facilitar a transferência da pessoa.