Iluminação da ciclovia da Avenida Anchieta chega ao bairro Indaiá

3 de outubro de 2014

Iluminação da ciclovia da Avenida Anchieta chega ao bairro Indaiá

Mais um trecho da ciclovia recentemente implantada na Avenida Anchieta recebeu postes com luminárias. O acionamento para teste aconteceu na quinta-feira (02) e o trecho contemplado abrange o bairro Vista Linda, na altura do Condomínio Hanga Hoa, até o Indaiá, na altura da comunidade Ilha IV.

Foram instalados 100 postes com duas luminárias, totalizando 200 luminárias de vapor metálico de 250 watts. O acionamento das luzes ao longo da ciclovia da Avenida Anchieta vem acontecendo de forma gradativa e a inauguração acontecerá após a liberação total do projeto. Este é o penúltimo trecho da via que recebe a iluminação. O restante, totalizando cerca de seis quilômetros será implantado nos próximos dias.

Os serviços de iluminação fazem parte da obra de duplicação da via que vai do bairro Albatroz até o Indaiá. Estão sendo investidos R$ 2,6 milhões, provenientes do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade) do ano de 2012.

Os postes instalados ao longo da ciclovia têm dupla função: a haste mais baixa ilumina a ciclovia e a mais alta, a pista destinada aos veículos. Todos os postes contam com duas lâmpadas de vapor metálico, com 250 watts de potência, o que garante melhor iluminação e menor gasto. A fiação é subterrânea, gerando menor poluição visual. Toda a extensão da via será iluminada, mesmo nos trechos com menor ocupação de residências e comércios, sempre utilizando o canteiro central da via.

Duplicação

A obra de duplicação da Avenida Anchieta conta com intervenções em seis quilômetros ao longo da via – trecho entre a Avenida 19 de Maio (Albatroz) e Indaiá. Na faixa desses seis quilômetros, o projeto contempla 4,5 km de duplicação da pista, com a execução da macrodrenagem do canal, com rede de galerias para águas pluviais. Além disso, as melhorias também incluem calçamento, paisagismo, iluminação e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Com custo total de R$ 31,8 milhões, provenientes do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Bertioga no valor de R$ 9,5 milhões, os serviços estão sendo executados pela Terracom Engenharia Ltda.