Indaiá recebe ação de combate à dengue neste final de semana

3 de março de 2016

Indaiá recebe ação de combate à dengue neste final de semana

O bairro do Indaiá vai receber neste sábado (05) e domingo (06), das 9 às 13 horas, o mutirão de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus. Vinte e três pessoas estarão envolvidas na ação, entre agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e funcionários da Coordenadoria de Vetores e Dengue, da Secretaria de Saúde.

As equipes estarão percorrendo todo o bairro, entre a Rodovia Rio Santos até a praia, com exceção da localidade conhecida como Ilha 4, que recebeu a ação no mês de janeiro. De acordo com o coordenador das ações, Antônio Sérgio de Jesus, durante a operação, os agentes percorrem as casas do bairro, informando sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado.

No último final de semana (27 e 28), os agentes municipais vistoriaram 1.182 imóveis, nos bairros Rio da Praia e Maitinga. Desse total, 725 foram visitados porque estavam abertos; e 457 não foram trabalhados por estarem fechados.  A ação do Maitinga contou o apoio dos agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

“Conseguimos entrar em 61% dos imóveis visitados. Um número significativo, pois conseguimos conscientizar uma boa porcentagem da população quanto aos cuidados necessários para combater o Aedes aegypti e, consequentemente, estimular uma mudança de comportamento na comunidade local”, lembra o coordenador.

As ações estão ocorrendo em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde e a meta é vistoriar todas as residências do Município – de Boracéia a Caiubura, até 31 de julho.

Em Bertioga, só este ano (de janeiro até o momento) já foram registrados 13 casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho de 2015 e que segue até o próximo mês de julho, foram contabilizados 84 casos positivos. Não há nenhum registro de zika vírus e da febre chikungunya.

Serviço

Ao identificar um possível foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue pelo número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com.