Índices de crimes diminuem em Bertioga

14 de fevereiro de 2020

Índices de crimes diminuem em Bertioga

Além da ação dos agentes de segurança, o monitoramento por câmeras é responsável pela melhora

Os números de delitos como furto e homicídios diminuíram desde a instalação do Coibe (Centro Operacional de Imagens de Bertioga) em 2018. O policiamento nas ruas e o sistema de monitoramento por câmeras garantem mais segurança à população.

Em 2018 comparado a 2017, foram reduzidos: 27,29% os roubos diversos; 18,68% os furtos de veículos; e 17,82% os furtos diversos. Em 2019 comparado a 2018 foi registrada redução de mais de 43% em roubos de veículos, mais de 12% em homicídios, mais de 8% em furtos gerais e quase 7% em furtos de veículos.

A queda é resultado do trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal e das Polícias Militar e Civil, além da ação do Coibe. Cerca de 50 câmeras foram instaladas em toda Cidade em 2018, e em 2019 houve ampliação de 23%, sem contar os cerca de 200 equipamentos de comércios e residências que fornecem imagens à central. “A vigilância é a principal ferramenta para prevenção. A identificação dos criminosos e infratores diminui a incidência de delitos”, afirma o secretário de Segurança e Cidadania.

Para reduzir ainda mais o número de crimes, a Prefeitura deve fechar em breve um convênio com o sistema estadual Detecta, que une os dados do Município ao Estado. O objetivo principal da parceria é a leitura e consulta de placas de veículos que tenham envolvimento criminal em qualquer lugar do Estado. “Ao passar nas principais entradas e saídas da Cidade, através das câmeras do Coibe, o Detecta será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança aos bertioguenses”, explica o secretário.