Infraestrutura de Bertioga melhora com obras de macrodrenagem

30 de junho de 2017

Infraestrutura de Bertioga melhora com obras de macrodrenagem

A macrodrenagem é fundamental para assegurar condições adequadas de desenvolvimento urbano, já que evitam áreas de alagamentos e preparam as ruas para receber a pavimentação, o que melhora inclusive a mobilidade no trânsito.
Este ano, a Prefeitura já concluiu uma obra de macrodrenagem e tem mais três em andamento. A construção de galerias e canais de drenagem visa dar escoamento das àguas das chuvas e, como Bertioga é uma cidade plana, essas são melhorias importantes, porque garantem qualidade de vida aos moradores. Ao todo, serão investidos quase R$ 11 milhões, com recursos do Governo do Estado, Federal e contrapartida do Município.

Oswaldo Cruz
No Centro já está funcionando o canal de macrodrenagem da Rua Oswaldo Cruz. A obra, executada pela empresa Construtural Eng. e Construções Eirele, foi iniciada em junho de 2016 e concluída no mês de maio, sendo quase R$ 1,2 milhão de recursos, da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e R$ 43,7 mil de contrapartida do Município. Para o local, ainda está prevista a pavimentação e a interligação com a rede de drenagem do bairro, o que deve ocorrer por meio de outro projeto da Secretaria Municipal de Obras e Habitação.

John Wolthers
Outra obra importante e em estágio avançado é da Rua John Wolthers, também na região central de Bertioga, e execução pela construtora Consitec Eng. e Tecnologia Ltda. Ela está na segunda fase e com cerca de 50% concluída. Agora, esse empreendimento irá atravessar a Rua Ayrton Sena, o que deve causar a interrupção do trânsito no local por aproximadamente 30 dias. A macrodrenagem nessa via é uma solicitação antiga dos moradores, já que a região hoje alaga com facilidade, por causa da falta de infraestrutura para escoamento das águas pluviais. A obra visa resolver esse problema. O recurso soma pouco mais de R$ 1 milhão, derivados da FEHIDRO. Deste, R$ 154 mil é contrapartida do Município.
Iniciado no primeiro trimestre deste ano, a previsão é que essa melhoria esteja concluída e funcionando em outubro. A partir disso, o Governo poderá buscar recursos para a pavimentação da via.

Eng. Eduardo da Costa
No bairro Vista Linda uma importante melhoria de macrodrenagem é a realizada na Avenida Engenheiro Arquiteto Eduardo Correia da Costa Júnior, no trecho entre a Avenida Anchieta e a praia. A primeira fase, iniciada no final do ano passado, já foi concluída pela empresa Terracom Construção Ltda, com pavimentação, revestimento do canal, ciclovia, guias e sarjetas.
Ainda ocorrerá a segunda fase, da Avenida Anchieta até a Rio-Santos, com canal de drenagem, pavimentação da rua e implantação da ciclovia. No segundo semestre deste ano, haverá conclusão das tratativas para o início desta etapa da obra. Ao todo, está previsto recurso de R$ 5,8 milhões do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias Balneárias).

Lucas da Cruz Carvalho
Já o bairro Indaiá recebe obra complementar de micro e macrodrenagem na Avenida Lucas da Cruz Carvalho, no trecho entre a Avenida do telégrafo e a Tomé de Souza (praia). O local também terá 1,4 quilômetro de pavimentação da orla até a Avenida Anchieta, com colocação de guia e sarjeta em toda sua extensão, além de 120 metros de canal.
O projeto tem orçamento de R$ 2,8 milhões, com recurso proveniente de convênio com o Ministério das Cidades. A ordem de serviço foi assinada no começo de junho. Agora, está em fase de implantação do canteiro de obras e estudo da logística. Ele será executado pela empresa Fasul Pavimentação e Consultoria. O prazo de conclusão é de nove meses.