INSS inaugura agência em Bertioga na segunda-feira (20)

17 de outubro de 2014

INSS inaugura agência em Bertioga na segunda-feira (20)

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social inauguram agência do INSS em Bertioga na segunda-feira (20), às 10 horas. A unidade está localizada na Rua Luiz Pereira de Campos, 737, no Centro, ao lado do Paço Municipal.

O início do atendimento à população será na terça-feira (21). Com o funcionamento da agência em Bertioga, não será mais necessário o deslocamento dos moradores para Guarujá, por exemplo, onde se localiza o posto mais próximo, e enfrentar filas para dar entrada a pedidos de benefícios ou outros serviços oferecidos pelo órgão. Na Baixada Santista, somente Peruíbe e Mongaguá ainda não contam com uma agência do INSS.

No local o usuário contará com serviços de concessão de benefícios, realização de perícias, atendimento ao público em geral, e demais serviços que poderão ser consultados no site da Previdência: www.previdencia.gov.br ou pelo número 135. O INSS prevê que a nova agência atenderá em média 320 pessoas por mês.

A implantação do posto em Bertioga é um compromisso do prefeito de Bertioga com a Cidade, desde antes de assumir a Prefeitura. Eleito, em 11 de dezembro de 2008 ele esteve reunido com a gerente Executiva do INSS, em Santos, Ivete Rocha Bittencourt, oportunidade em que expos sobre a necessidade de uma agência no Município. O pedido do prefeito  foi de pronto acatado pela gerente, que a partir de então iniciou os estudos, junto com a Prefeitura, para encontrar uma área mais adequada para implantar a agência.

A Prefeitura publicou lei autorizando o Município a doar ao INSS a área de 2 mil m² em agosto de 2010. A assinatura da escritura de doação foi formalizada no final de setembro de 2011, em cerimônia realizada no Paço Municipal e presidida pelo prefeito de Bertioga. O documento foi entregue à gerente Ivete Bittencourt, nas presenças do oficial tabelião do Cartório de Registro de Imóveis, Manoel Luiz Chacon Cardoso e do então secretário de Meio Ambiente, Rogério Leite dos Santos.

“É uma conquista muito importante para toda a população, principalmente pelo fato de saber que em breve as pessoas não precisarão mais sair de Bertioga e procurar os serviços do INSS em outras cidades. Esse é o nosso objetivo, fazer com que o atendimento fique mais próximo dos usuários”, comemora o prefeito.

Obra

A Obra foi iniciada em 2012. São 350 m² de área construída e um custo total de pouco mais de R$ 1,18 milhão e faz parte do Programa de Expansão do Atendimento (PEX) de 2009.