Instituto Corpore assume o Hospital  Bertioga a partir de segunda-feira (1º)

29 de agosto de 2014

Instituto Corpore assume o Hospital Bertioga a partir de segunda-feira (1º)

O Hospital Municipal de Bertioga estará oficialmente sob nova gestão, a partir desta segunda-feira (1º). A proposta da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Corpore foi a vencedora da licitação pública. A OSS já assinou contrato com a Prefeitura para administrar a unidade hospitalar. Até então, o hospital vinha sendo gerido pela Fundação do ABC, desde setembro de 2009.

A proposta vencedora reduziu os custos de pouco mais de R$ 29 milhões para R$ 26,94 milhões por ano, o que significa dizer R$ 2,24 milhões por mês, para atender o hospital e pronto socorro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a UPA 24 horas, que está sendo construída no bairro Vista Linda, com previsão de entrar em funcionamento após a próxima temporada; além de serviços complementares.

De acordo com o secretário de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, o novo contrato possibilitará o aumento do número de cirurgias ginecológicas, que de 16 vai para 30 cirurgias por mês; e a unidade contará com um médico vascular, uma vez por semana, que realizará até oito cirurgias vasculares por mês.

A parceria com o Instituto Corpore, segundo o secretário, vai agregar novos serviços ao hospital, tendo em vista que no próximo ano, funcionará na unidade um anexo que abrigará 62 leitos de enfermaria e um centro cirúrgico, que possibilitará a oferta de pequenas cirurgias, ampliando os serviços.

O Instituto Corpore também vai gerir a UPA 24 horas, no bairro Vista Linda, que entrará em funcionamento em 2015, e que representa um avanço para o Município no atendimento à saúde, em especial às vítimas de acidentes de trânsito que ocorrem na SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e na SP-98 (Rodovia Mogi-Bertioga).

“A UPA estará estrategicamente localizada, o que vai agilizar o atendimento a acidentes, pois o tempo de resposta será reduzido consideravelmente, em relação ao atendimento que ocorre no Pronto-Socorro, na região central da Cidade”, comentou o secretário, lembrando que segundo o IBGE, em 2010, o bairro contava com dois mil habitantes e hoje a população local já chega a oito mil. “A Upa será uma retaguarda para o crescimento da Cidade”, afirmar o secretário.

A UPA construída em Bertioga é considerada de Porte I (para cidades entre 50 e 100 mil habitantes) e terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos durante 24 horas, além de dispor de, pelo menos, dois médicos durante todo o período de funcionamento.

“Com essa parceria, vamos melhorar ainda mais a qualidade de atendimento na saúde, pilar da nossa Administração, adquirir medicamentos e equipamentos e aplicar recursos no atendimento materno-infantil, visando diminuir a taxa de mortalidade, além de podermos realizar investimentos em pessoal e na melhoria da qualidade dos serviços” ressalta o secretário.