Invasões começam a ser controladas em Bertioga.

13 de janeiro de 2017

Invasões começam a ser controladas em Bertioga.

As belas paisagens à beira da rodovia, da Serra do Mar, são o cartão de visita para quem chega ou passa por Bertioga. Poucos sabem que cerca de noventa por cento dessa vegetação é considerada Área de Proteção Ambiental.  E por trás de toda essa beleza existe um problema antigo: as invasões.


Para minimizar o problema, congelar essas áreas que têm lotes desmatado e comercializados de forma ilegal, a Secretaria de Meio Ambiente promove fiscalizações constantes, desenvolve ações preventivas e mapeia esses locais.

Nessa semana, duas construções irregulares foram demolidas em Boracéia. Acompanhados da Polícia Militar de Bertioga e Ambiental do Guarujá, os funcionários do Departamento de Operações Ambientais (DOA) recolheram materiais de construção, ferragens, madeiras e caixa d´água. Tudo foi encaminhado para a estação de transbordo no Sitio São João.

A maioria dessas construções irregulares está no Jardim Vicente de Carvalho, Chácara Vista Linda, Sítio São João, Guaratuba e Boracéia. Ninguém será desalojado, mas as famílias são notificadas. Muitas delas, moram em locais onde a vegetação é suprimida.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Fernandes, será feito o cadastramento dessas famílias, um Raio-X socioeconômico. Elas também serão encaminhadas para programas habitacionais. Ele pontua que nos últimos seis meses, as invasões dispararam.  Ainda assim, 58 barracos demolidos. “Esta situação precisa ser controlada, dessa forma evitaremos que a cidade cresça de forma desordenada”, completa Fábio.