Jardim Vicente de Carvalho recebe 30 mudas de árvores

16 de setembro de 2014

Jardim Vicente de Carvalho recebe 30 mudas de árvores

Trinta mudas de árvores floríferas foram plantadas pela comunidade do Jardim Vicente de Carvalho, no sábado (13), em frente às casas, em um trecho da Rua Engenheiro José Sanches Ferrari. A iniciativa foi da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio dos estagiários de Educação Ambiental do Viveiro de Plantas ‘Seo Leo’ e do Movimento Apaixonados por Bertioga. As espécies plantadas foram ipê (amarelo e rosa), pata de vaca e resedá.

A ação teve início com o contato com os proprietários de imóveis da rua para verificar o interesse em substituir as espécies, que haviam sido plantadas nas calçadas e que, por ventura tivessem morrido. Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente orientaram o plantio, conforme normas técnicas do Plano Municipal de Arborização Urbana, que é um equipamento público importante para a qualidade de vida das comunidades urbanas. Ao final do plantio, os proprietários receberam um certificado, reforçando o compromisso em cuidar da espécie.

As comunidades que também tiverem interesse em realizar a ação em seus bairros podem solicitar a doação de mudas pelo telefone 3319-4599. Vale ressaltar que para realizar o plantio é necessário seguir o Plano de Arborização Urbana e as ruas devem ter guia, sarjeta e calçada com mais de 1,5m de largura.

Arborização Urbana

Quando bem implantada, a arborização urbana traz inúmeros benefícios para a comunidade, entre eles a melhoria da qualidade do ar, uma vez que uma árvore tem capacidade de absorver até 1,4 quilo de poluentes, evitando uma série de doenças físicas e psicológicas.

Uma cidade bem arborizada está relacionada a uma maior expectativa de vida de seus cidadãos, menor pressão arterial, menores índices de diabetes e colesterol, menor estresse e irritabilidade. Como as árvores absorvem os ruídos, a qualidade do sono, poder de concentração e de desenvolvimento de trabalhos manuais ou intelectuais também melhora.