Lançamento Probem reúne quase mil alunos da rede municipal

12 de março de 2024

Lançamento Probem reúne quase mil alunos da rede municipal

Começaram nesta segunda-feira, 11, as aulas do Projeto do Bem (Probem) ministradas por Guardas Civis Municipais (GCMs) nas escolas da rede municipal. O lançamento da edição 2024 aconteceu na última semana, com apresentação do programa, apostila e guardas-tutores para quase mil crianças.

Resultado da união entre as Secretarias de Educação e Segurança e Mobilidade, o Probem foi lançado como projeto-piloto em agosto de 2023, direcionado a todos os alunos dos 4º anos. Com o sucesso do programa, esse ano a grade letiva conta novamente com a inclusão das aulas, tanto nos períodos matutinos quanto vespertinos.

Nas dinâmicas em sala de aula, são abordados temas como direitos, bullying, cyberbullying, inteligência emocional, segurança no trânsito, deveres e cidadania. De forma lúdica, os guardas orientaram os estudantes na identificação de rede de apoio e ensinam como acionar socorro em situações de risco, além de trabalharem a autoconfiança e autopreservação.

Com a participação do prefeito Caio Matheus, da secretária de Segurança, Thalita Walperes e secretário de Educação, Rubens Mandetta, a cerimônia de apresentação do projeto ocorreu no SESC, com direito a apresentação de teatro e interação com o mascote do programa, nomeado pelos próprios alunos como "Bertinho".

Na oportunidade, a secretária de Segurança ressaltou que o evento também se tornará uma tradição, para introduzir a dinâmica às crianças e prestigiar as equipes das Pastas envolvidas com a iniciativa. "Esse ano o número de salas praticamente dobrou, mas não podíamos deixar esse projeto de lado. A gente vê a emoção das crianças e dos próprios professores. O sucesso disso tudo está atrelado a muitas mãos. Algo que nasceu na gestão Caio Matheus", declarou Thalita.