Leituras comunitárias do Plano Diretor começam em março

21 de fevereiro de 2018

Leituras comunitárias do Plano Diretor começam em março

Para debater com a comunidade assuntos importantes relacionados ao futuro da Cidade, a Prefeitura realizará, a partir de março, leituras comunitárias entre os bairros Caiubura e Boraceia. A princípio, serão 10 encontros, que abordarão temas como: infraestrutura urbana, saúde, educação, saneamento básico, habitação, entre outros.

A ação faz parte do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Bertioga (PDPBERT), que iniciou ano passado, com a formalização do Núcleo Gestor, nomeação da Comissão Técnica de Revisão e, em fevereiro deste ano, a eleição da Comissão de Acompanhamento.

Comunidades
Manter contato direto com a comunidade local e seus problemas diários é o principal objetivo das leituras comunitárias. Das trocas de informações surgirão as propostas e material de base para as diretrizes do Plano Diretor.

Esta etapa do processo de revisão tem a finalidade de identificar os problemas, os potenciais, as lógicas e atores institucionais e populares voltados ao projeto de desenvolvimento econômico da Cidade. Ela ajuda a entender o Município pela comparação de dados e informações socioeconômicas, culturais, ambientais e de infraestrutura.

Uma leitura comunitária, aliada à leitura técnica, é a melhor forma de entender a cidade e buscar soluções para seu desenvolvimento.

Etapas de revisão do Plano Diretor

Além das leituras comunitárias, estão previstas rodas de conversas, capacitação das professoras da rede municipal de ensino, elaboração do projeto de lei do PD, audiências devolutivas e pré-conferências, além do envio do PL para a Câmara.

O secretário de Planejamento Urbano, Luiz Alcino Carvalho, avisa que este ano será decisivo para o processo de revisão do Plano Diretor. “Estamos propondo uma agenda de atividades que incluirá estudos técnicos e consulta popular objetivando sua elaboração, apresentação em audiências públicas e aprovação em Conferência Municipal até novembro de 2018”.

Para mais informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor, o cidadão pode comparecer pessoalmente à Prefeitura, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Sala do Plano Diretor ou acessar o site www.bertioga.sp.gov.br/planodiretor.

Confira as datas das leituras comunitárias nos bairros:

· 03 de março – 10 horas – Caiubura – local: EM do Caiubura (Endereço: Rua 01, nº. 520 e 523)
· 10 de março – 10 horas – Jd. Vic de Carvalho/Albatroz – local: EM Giusfredo Santini (Endereço: Rua Epiphânio Batista nº. 66 – Jd. Vicente de Carvalho)
· 17 de março – 10 horas – Centro – local: EM Delphino Stocker de Lima (Endereço: Avenida Manoel da Nóbrega, s/nº - Jardim Lido)
· 24 de março – 10 horas – Rio da Praia – local: EM José de Oliveira (Endereço: Rua Cardeal Emile Biayenda nº. 248)
· 07 de Abril – 10 horas – Vista Linda – local: EM Vista Linda (Endereço: Rua: Luiz Otávio nº. 200)
· 14 de abril – 10 horas – Chácaras – local: EM Maria Lúcia Soares (Endereço: Estrada 4 n º 301)
· 05 de maio – 10 horas – Indaiá – local: EM José Ermírio de Moraes (Endereço: Rua Victorio Guidolin s/ nº)
· 12 de maio – 10 horas – São Lourenço – local: EM Profª Miriam de Assis (Endereço: AV. Engenheiro Durval Gago Lourenço, s/nº)
· 26 de maio – 10 horas – Guaratuba – local: EM José Carlos Buzinaro (Praça A, nº. 15 - Quadra A Praia de Guaratuba)
· 09 de junho – 10 horas – Boraceia – local: EM Boraceia (Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor nº. 295 )