Lions Clube Bertioga doa R$ 100 mil durante Campanha Destinação Criança

15 de dezembro de 2015

Lions Clube Bertioga doa R$ 100 mil durante Campanha Destinação Criança

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) recebeu a doação de R$ 100 mil, do Lions Clube Bertioga – recursos que serão destinados a entidades beneficentes que atendem jovens e crianças em todo o Município.

A entrega simbólica do cheque aconteceu no último sábado (12), durante a Campanha Destinação Criança 2016, que aconteceu na Casa da Cultura. O evento encerrou as atividades, no Município, visando incentivar a destinação, que pode ser feita até o próximo dia 31, acessando o site www.destinacaocrianca.org.br.

De acordo com o  presidente do Lions Clube, Luiz Fernando Bluhu,  os recursos destinados ao FMDCA representa 85% do que foi arrecadado na 38ª Festa da Tainha  de Bertioga, realizada em julho deste ano.  Os 15% restantes são para outras ações sociais da entidade, como a compra de cadeiras de  rodas e outros equipamentos para doação. “Fizemos a doação em função dos projetos  e programas que já são desenvolvidos pelas entidades visando a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma Bluhu.

Em junho deste ano, cumprindo o compromisso assumido em 2014, o prefeito de Bertioga mais que dobrou o repasse da municipalidade para o  FMDCA, recebido pela Campanha Destinação Criança. Durante a campanha, as empresas destinaram um montante de 145 mil e a Prefeitura realizou um aporte de mais R$ 155 mil, totalizando R$ 300 mil, o que permitiu aumentar os repasses para as entidades que realizam projeto sociais no Município. Sete entidades sociais e oito projetos foram beneficiados com os recursos.

Para o prefeito, as entidades do terceiro setor realizam um importante trabalho de parceria com o poder público. “Tanto a municipalidade quanto as empresas privadas precisam reconhecer esse trabalho e participar para que as entidades possam reforçar o desenvolvimento das políticas públicas”, ressalta.

Já a presidente do CMDCA, Luci Cardia afirma que os três eventos realizados na Cidade para incentivar a destinação foram um sucesso. “Tivemos a colaboração de muitas pessoas e empresas, que acreditaram nos nossos projetos”, afirma, lembrando que as destinações devem ser feita até o próximo dia 31 pela internet. “Quem quiser pode colaborar, destinando 3% do valor do IR quando fizer a declaração a partir do mês de abril”, lembra a presidente do CMDCA.

Para participar, a pessoa física deve declarar o IR pelo modelo completo e poderá destinar 6% do imposto devido. Já a pessoa jurídica com declaração de renda e apuração do imposto com base no lucro real, poderá destinar ao FMDCA até 1% do IR devido, conforme Decreto Federal. O benefício não se aplica ao contribuinte que optar pela declaração simplificada.

Como  destinar

✓ Para destinar, o contribuinte precisa acessar o site www.destinacaocrianca.org.br
✓ Escolher a cidade que pretende colaborar e seguir o procedimento indicado
✓ Se não souber o valor que pode destinar, clicar no link ‘Faça o Cálculo’
✓ Se já conhecer o valor, o link ‘Destine Agora’ abrirá um formulário para preenchimento dos dados, e, em seguida, deve-se clicar em ‘Gerar Boleto’
✓ Imprimir e pagar em qualquer banco, caixa eletrônico ou internet banking. O recibo com o valor da destinação será enviado posteriormente.