Mais de 400 alunos participam do projeto “Meu Ambiente”

21 de novembro de 2019

Mais de 400 alunos participam do projeto “Meu Ambiente”

Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino de Bertioga e 15 professores participaram durante os últimos seis meses do projeto “Meu Ambiente”, que acontece em parceria com a Prefeitura e Instituto Ecofuturo. O objetivo é promover ações de educação ambiental, com idas a trilhas, atividades educativas e degustação de pratos feitos com ingredientes da Mata Atlântica. Durante todo projeto os alunos aprendem na prática a importância de preservar a natureza.

Neste sábado, dia (23), a partir das 9 horas, acontecerá um encontro no Viveiro Municipal de Plantas “Seo Léo” com os professores que participaram do projeto. A ideia é que haja uma socialização entre eles e que apresentem os trabalhos desenvolvidos com os alunos, como jogos e outras estratégias.

No próximo dia 30 a programação encerra com confraternização no Parque das Neblinas. No local haverá café da manhã, almoço e trilhas guiadas por monitores, tudo gratuitamente.

O PROJETO

“Meu Ambiente”, programa de educação socioambiental do Instituto Ecofuturo, realizado com escolas públicas da região do Parque das Neblinas, em São Paulo, promove a valorização da natureza como espaço educador.

Por meio de encontros, projetos desenvolvidos em sala de aula e da vivência no ambiente natural, a iniciativa estimula a reflexão sobre a importância de atividades ao ar livre e da conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, além de valorizar os educadores e alunos.

PARQUE DAS NEBLINAS

Localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas é uma reserva privada, administrada pelo Instituto Ecofuturo. Cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. O acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, município de Mogi das Cruzes.

O Parque desenvolve ações que reforçam sua vocação para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO. Com seis mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.