Mais de sete mil são esperados para a 7ª Festa de Iemanjá em Bertioga

26 de novembro de 2015

Mais de sete mil são esperados para a 7ª Festa de Iemanjá em Bertioga

Mais de sete mil pessoas são esperadas nos próximos dias 05 e 06, para prestigiar a 7ª edição da Festa de Iemanjá, organizada no Município por José Rodrigues de Assis Filho, da Tenda de Umbanda Caboclo Cipó, localizada no bairro Vista Linda, que integra o Comitê Organizador do evento.

Trinta e três tendas foram inscritas para participar da festa, que ocupará cerca de um quilômetro, na Praia da Enseada, no trecho entre Vista Linda (início da festa) e Jardim Rafael, que terá a abertura oficial no sábado (05), às 21 horas, prosseguindo até às 14 horas de domingo (06).

Para abrilhantar, ainda mais, a festa, os irmãos Márcio Santos e Allan Rosa, dos ‘Meninos de Areia Esculturas’, vão presentar os participantes com uma belíssima escultura de areia, com a réplica de Iemanjá, que ficará na entrada do evento para recepcionar os convidados.

Outra novidade é a carreata, que acontece na sexta-feira (04), a partir das 16 horas, com saída em frente ao Templo Caboclo Cipó, (Rua Orestes Colombari, 01 – Vista Linda). O trajeto vai seguir pela Avenida Anchieta, até a Casa da Cultura, no Centro. Em seguida, os participantes passam pela Avenida Thomé de Souza, até o Supermercado Krill, quando retornam pela Avenida Anchieta e encerram, no local do evento, na Vista Linda.

O ponto das comemorações será na virada de sábado (06) para domingo (07), quando a maioria dos templos realiza as suas homenagens com a oferta das oferendas ao mar. Alguns religiosos prosseguem com seus ritos espirituais até o amanhecer.  “Um dos momentos mais aguardados pelos participantes é quando despachamos os barcos no mar. Isso acontece por volta da uma da manhã”, comenta José Rodrigues.

Esse é o terceiro ano, que a festa conta com o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Mais informações sobre a Festa de Iemanjá em Bertioga, pelo telefone 3311-8066.

Iemanjá 

Considerada a mãe de todos os demais orixás que nasceram de um caso ilícito seu com Ifá, Iemanjá é o único orixá africano que não teve sincretismo com santos católicos, pois a sua imagem foi vista saindo das águas do mar por uma mulher, que encomendou uma imagem de acordo com a sua visão.

A rainha do mar é geralmente representada pela imagem de uma mulher vestida com um manto azul e com longos cabelos pretos, e que gosta de ser agraciada com rosas brancas e azuis e perfume de alfazema. Certas religiões celebram o seu dia em 02 de fevereiro, considerado o Dia de Iemanjá.