Mais três mil pessoas praticam as modalidades esportivas e culturais da Prefeitura

19 de junho de 2015

Mais três mil pessoas praticam as modalidades esportivas e culturais da Prefeitura

Mais de 20 modalidades esportivas, cursos de teatro, música, ballet, artesanato e idiomas estão sendo oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, com o projeto ‘Educando para a Cidadania’. Distribuídas de Boracéia ao Centro, as atividades contam com 3.069 pessoas inscritas, o que representa 6% da população, que se dedica semanalmente para ganhar mais cultura, saúde e disposição.

Preocupado com a qualidade de vida dos bertioguenses e se mostrando um grande incentivador da cultura no Município, o prefeito de Bertioga,  ressalta o valor dessas atividades para a Cidade.. “Uma das preocupações da nossa administração é a promoção da cultura e do esporte. É muito gratificante ver uma criança tocando um instrumento musical. Atividade física também faz bem à saúde. Nossa população tem gostado bastante”, afirmou.

Aumento na sensação de bem estar, melhora da movimentação muscular articular e redução do conteúdo de gordura. Praticar uma atividade física regularmente faz bem para a saúde e ajuda no condicionamento físico. Com a implantação dos dois Centros Municipais de Esporte e Cultura, nos bairros Jardim Vicente de Carvalho e Bairro Chácaras há pouco mais de um mês e o incentivo no Polo Cultural e Esportivo de Boracéia, dentro do Espaço Cidadão, ficou mais fácil praticar atividade física.

Além disso, a população também pode contar com o Ginásio Municipal de Esporte Alberto Alves, que disponibiliza mais 20 modalidades esportivas e a Orla da Praia, que possibilita um clima muito mais saudável para as atividades que acontecem ao ar livre. A Casa da Cultura também é outro espaço destinado às atividades culturais. No local a população tem à disposição uma gama de cursos voltados para a parte musical, criatividade e dança.

Mônica Barbosa, 12 anos, faz aulas de artesanato no Centro Municipal de Esporte e Cultura do Jardim Vicente de Carvalho e diz estar adorando as atividades. “Gosto muito porque é bem interativo. Já aprendi a trabalhar com crochê e tricô. Recomendo para outras crianças, é um passatempo bastante divertido”, comenta.

Já o jovem Denis Oliveira Conceição, 14 anos, gosta de assistir as aulas de capoeira. “Esse esporte é muito interessante. Faz bem a saúde. Conheci através do meu irmão que também pratica a modalidade. Acho a capoeira muito legal e recomendo para meus amigos”, disse.

Quem também gosta de capoeira é Leticia da Silva, 16 anos, que diz ter conhecido a modalidade por intermédio da irmã. “Estou gostando muito. Trabalha a musculatura e me ajuda a desenvolver facilmente as atividades do dia a dia. Além disso, também ajuda na defesa pessoal”, garantiu.

Polos Culturais já têm 1.243 pessoas inscritas

Com um pouco mais de um mês de funcionamento, os dois Centros Municipais de Esporte e Cultura, nos bairros Jardim Vicente de Carvalho e Bairro Chácaras, já têm um número expressivo de participantes. No total, 896 pessoas praticam as atividades disponíveis nos dois equipamentos públicos.

No Bairro Chácaras, estão matriculadas 549 pessoas. Estão disponíveis aulas de muay thai, boxe, capoeira, karatê e skate. No mesmo espaço, são oferecidas aulas de Inglês, Espanhol, artesanato, teclado, coral e iniciação teatral.

Já no Jardim Vicente de Carvalho, estão matriculadas 347 pessoas. São oferecidas aulas de Inglês, Espanhol, artesanato, teclado, coral e iniciação teatral. O público também pode praticar algumas das atividades esportivas no local, como o judô, capoeira, tênis de mesa, muay thai e karatê.

Os cursos, que acontecem no Polo Boracéia, na unidade do Espaço Cidadão, são de boxe, ginástica localizada, judô, karatê, tênis de mesa e futebol. No local, estão matriculadas 398 pessoas, e também são oferecidas aulas de instrumentos musicais, como cordas, sopro, violão e teclado, além de artesanato, ballet, espanhol, pintura e coral.

Interessados em praticar uma das atividades devem fazer a inscrição no local. Os dias e horários também devem ser consultados no local. O Centro Municipal de Esporte e Cultura do Jardim Vicente de Carvalho está localizado na Rua Osvaldo Cruz, 2.270. Já o do Bairro Chácaras fica na Rua Engenheiro Eduardo Costa Junior, 45, e o Espaço Cidadão-Boracéia fica na Rua José Costa, 138. Informações pelo telefone: 3317-6699.

Ginásio e orla dão clima mais saudável para a Cidade

No Ginásio de Esportes, 955 pessoas estão empenhadas a praticar uma das 20 modalidades gratuitas oferecidas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Esportes. Com a implantação de nove novas modalidades e um incentivo nas outras 12, que já existiam, o número de pessoas praticando atividades físicas cresceu. As 20 modalidades estão espalhadas ao longo da orla da Enseada, no Centro e no Ginásio de Esportes.

Na praia, as atividades são desenvolvidas ao longo da orla da Enseada, no Centro - em locais como o Quiosque 01, em frente ao Forte São João, e no Canal de Bertioga. A população tem à disposição o surf, caminhada, stand up paddle, canoagem, voleibol, handebol, beach soccer e capoeira.

Já no Ginásio de Esportes são ministradas aulas de condicionamento físico e ginástica localizada, que trabalham a flexibilidade, resistência muscular, força e a resistência cardiorrespiratória. No local, também tem aulas de boxe, muay thai, capoeira, karatê, futsal feminino, vôlei (masculino e feminino), vôlei adaptado (masculino e feminino), handebol, tênis de mesa e judô (masculino e feminino).

Informações sobre o horário das aulas, dias e inscrições podem ser adquiridas na Diretoria de Esportes, no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, (Rua Henrique Montez, s/nº - Centro), de segunda a sexta das 8 às 17 horas, ou pelo telefone 3317-6699. No ato da inscrição, o interessado deve estar munido de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento, e de duas fotos 3x4. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Mais de 800 pessoas praticam atividades na Casa da Cultura

A Casa da Cultura tem um número bastante expressivo de praticantes. Um total de 820 pessoas estão praticando atividades musicais, como coral, violão, cordas, sopro, piano e teclado. Também estão disponíveis aulas de inglês, espanhol, teclado, pintura, teatro, criatividade e ballet.

A Casa da Cultura está localizada na Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro. Inscrições para as atividades podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os documentos necessários para matrícula são duas fotos 3x4, comprovante de residência, cópia do documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento) e se o aluno for menor de idade, cópia documento de identificação dos pais ou responsável legal.