Manobras radicais sobre duas rodas, trilhas e atrações culturais agitam o fim de semana em Bertioga

24 de março de 2022

Bertioga tem atrações e passeios para todos os gostos. Os aventureiros poderão curtir um show de manobras radicais com motos, além das diversas trilhas espalhadas pela cidade. Já os apaixonados por arte e música não podem perder a “5° Cultural”.  Para os que curtem um passeio em família,  a exposição no Forte São João é a opção ideal.

Confira a programação:

5ª CULTURAL

A “5ª Cultural” desta semana está repleta de atrações. Abordando o tema “autoestima”, a programação contará com rodas de conversa, exposição de fotos, dança e show em tributo a grandes mulheres que marcaram o cenário musical. O evento acontecerá no Espaço Cultural Praia, a partir das 19 horas desta quinta-feira (24).

A ação gratuita é realizada pelo Cineclube Buriquioca e Movimento + Arte na Cidade,  com apoio da Prefeitura de Bertioga.

Para participar é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 na entrada do local.

SHOW DE MANOBRAS RADICAIS COM MOTOS

A avenida Vicente de Carvalho, no Centro, vai “pegar fogo” neste sábado (26). Bertioga vai receber, a partir das 16h30, o tradicional show de manobras radicais com motos da equipe “Força & Ação”. Conhecidos pelos grandiosos saltos pirotécnicos e acrobacias com lança-chamas, a apresentação promete tirar o fôlego do público. A entrada é gratuita.

Estão confirmadas as presenças dos grandes pilotos: Fabio Rolim, David Silva, Caio Pulhas, Stanley Mico, Giu e Lagarto. O show vai contar com muitos efeitos especiais, explosões, moto lança-chamas, derrapagens, pirâmides e salto em arco de fogo.

ESPAÇO DOG

Para quem tem cachorros, uma ótima opção de passeio é o Espaço Dog, localizado no Parque dos Tupiniquins. O local fica aberto de segunda a sexta, das 9 às 18 horas e é ideal para o lazer e diversão dos cães, possibilitando a prática de exercícios, além de brincadeiras.

A entrada do animal será permitida apenas se o animal estiver  vacinado, vermifugado, sempre com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibido, a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

FEIRA DE ARTESANATOS

Quem passar por Bertioga no fim de semana, não pode deixar de visitar a feira de artesanato, ótimo lugar para comprar uma lembrancinha para alguém especial.

A feira acontece no Espaço Cultural Praia e conta com uma vista deslumbrante para o mar. O horário de funcionamento de sábado é das 16 às 22 horas, já no domingo, das 10 às 16 horas.

Os visitantes podem encontrar artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Neste sábado, os amantes da culinária terão a oportunidade de aprender a assar uma cestinha de mandioca recheada de peixe seco e vegetais, como pupunha ou taioba. Quem vai ensinar essa receita é a Marina Vianna, da Alimento Ciclo Bertioga. A atividade é gratuita e tem início às 16 horas. Os interessados devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Nós local, os visitantes também encontrarão culinária sustentável, inclusive veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás, xaropes e muito mais.

A Feira é realizada todos  os sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

ECOTURISMO – TRILHAS

Conhecida por suas belezas naturais, Bertioga encanta  todos que passam pela cidade, entre eles os apaixonados por aventura. O município conta com 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: abeco.tur.eco@gmail.com ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

A relação completa das 12 trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo/

Bertioga  conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “ecoturismo”.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

O Forte São João conta com uma exposição especial em parceria com o Sesc.  Os munícipes e turistas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade e do país.

Quem gosta de exposição e história precisa visitar a primeira fortaleza do Brasil. A  classificação é livre, a visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento

Candidato a patrimônio da Humanidade, o local reúne artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas à óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogo de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

– Forte São João: Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro

– Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’: Rua Manoel Gajo, 1080, Centro.

– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada – Centro.

– Espaço Dog – Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins).