‘Manoel Gajo’ recebe revestimento de bica corrida em 1.300 metros de extensão

31 de julho de 2015

‘Manoel Gajo’ recebe revestimento de bica corrida em 1.300 metros de extensão

A Rua Manoel Gajo, localizada na região Central, e uma das principais vias de acesso ao Município, está recebendo melhorias no trecho entre a Rodovia Rio-Santos e o porto de Itatinga, com serviços de manutenção, conduzidos pela Secretaria de Serviços Urbanos. A via está sendo nivelada e sendo revestida com bica corrida, para melhor acesso do fluxo de veículos que trafegam pelo local, sobretudo ônibus e caminhões e também dos pedestres e ciclistas.

Os serviços estão beneficiando cerca de 1.300 metros da via, que deverão estar concluídos até a primeira quinzena de agosto. As mesmas melhorias foram executadas na Rua Epiphânio Batista, também conhecida como ‘Rua dos Estudantes’. Nessa via, os serviços já estão concluídos. A bica corrida – produto à base de pedra brita, vai minimizar a formação de lama e buracos, quando da ocorrência de chuvas.

A Secretaria de Serviços Urbanos está com uma equipe de oito homens trabalhando no local, auxiliados por uma retroescavadeira, uma máquina niveladora e um rolo compactador – equipamento usado para terraplenagem.

Pavimentação
A Rua Manoel Gajo está no pacote de obras que vai beneficiar, com pavimentação, 49 ruas do Centro do Município, com investimentos da ordem de R$ 26,8 milhões. Os recursos, do Governo Federal, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Mobilidade Urbana, e serão disponibilizados por meio de financiamento. Do total investido, R$ 25 milhões são parte de financiamento e R$ 1,8 milhão, com recursos do tesouro municipal.

A maior parte das ruas beneficiadas na primeira fase da obra fica na área compreendida entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza e entre as avenidas Vicente de Carvalho e 19 de Maio. A principal intervenção será na Manoel Gajo, que receberá pavimentação no trecho entre a Rodovia Rio-Santos e Avenida Thomé de Souza. A obra nessa via tem previsão de gastos de cerca de R$ 8 milhões, que serão investidos na construção de galeria de macrodrenagem, serviços de microdrenagem, remanejamento das redes da Sabesp (água e esgoto), guias e sarjetas, execução de calçadas, adequação de acessibilidade e pavimentação.

Enquanto as obras não começam a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza constantemente as manutenções corretiva e preventiva, fazendo a limpeza manual e mecânica da via.