Maramar lança campanha “Deixe o Caranguejo-Uçá Namorá”

8 de janeiro de 2018

Maramar lança campanha “Deixe o Caranguejo-Uçá Namorá”

Iniciativa visa alertar sobre a importância de respeitar o
período de reprodução dos caranguejos

O Instituto Maramar com apoio da Fundação Florestal (FF) e Prefeitura de Bertioga está promovendo uma campanha de educação ambiental para defender o namoro livre dos caranguejos-uçás.Intitulado “Deixe o Caranguejo-Uçá Namorá”, o projeto tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de respeitar a “andada”, período em que os animais se reproduzem.

Técnicos do Maramar, com apoio da polícia ambiental e Departamento de Operações Ambientais (DOA) estarão em campo para fiscalizar e orientar com o intuito de conter a caça ilegal dos caranguejos. Serão distribuídos materiais de comunicação para comerciantes locais e organizações que desejem associar suas marcas à causa e atuar pela proteção à biodiversidade.

Para a iniciativa, foram escolhidos os manguezais do Canal de Bertioga, que correspondem a cerca de metade de toda área desse tipo na Baixada Santista. De acordo com o fundador e presidente do Maramar, Fabrício Gandini, o momento é fundamental para a renovação das populações de caranguejo-uçá. Ele avisa que é uma questão de "direitos humanos" dos caranguejos.

“Não pratique a pesca predatória, respeite o ciclo de vida das espécies. O alerta é para curiosos e amadores e não para os profissionais que têm a licença especial”, alerta Gandini.

Gandini lembra que nesta época, a pesca ilegal do caranguejo pode atingir cerca de 200 mil crustáceos. Em toda Baixada Santista, são cerca de 180 pescadores profissionais com autorização especial, regulamentada pela Resolução SMA nº 64/2015.

Restaurantes, pousadas, associações e entidades que quiserem aderir ao programa devem acessar a página do Instituto Maramar no Facebook e preencher os formulários disponíveis para aderir o material livremente.