Marco em homenagem aos 470 anos de Santos é inaugurado

20 de janeiro de 2016

Marco em homenagem aos 470 anos de Santos é inaugurado

“Daqui a 25 anos, quando Bertioga completar bodas de ouro, vamos abrir essa cápsula do tempo, onde hoje estamos colocando mensagens e recordações desse momento único, que simboliza a união entre as cidades de Santos e de Bertioga”. Com essas palavras, o prefeito Mauro Orlandini inaugurou nesta quarta-feira (20), o marco comemorativo aos 470 anos da cidade de Santos (celebrado em 26 de janeiro), instalado na Avenida 19 de Maio, no Albatroz.

A inauguração representa o reconhecimento de Bertioga à cidade que abrigou o município enquanto distrito, como ‘Cidade Mãe’. O equipamento foi patrocinado pela Terracom Construções Ltda, sem custo algum para a municipalidade, e executado pelo bertioguense, Roque Hauchildt, conhecido como Roque da Fibra, autor das esculturas da orla da praia, de criação do renomado arquiteto Ruy Othake.

Reconhecendo o talento do prefeito Mauro Orlandini, que se inspirou nas muretas, que servem de guarda-corpo, na Ponta da Praia e nos canais de Santos, para projetar o marco, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa parabenizou e agradeceu a homenagem. “Minhas palavras aqui são de agradecimento a uma homenagem, que é motivo de orgulho para todos nós. Esse marco simboliza a união e a história de duas cidades”, frisa.

No ano em que Bertioga completa 25 anos de emancipação político-administrativa – antes era Distrito de Santos, Orlandini, que foi o primeiro prefeito eleito na Cidade, entendeu que era o momento de refletir e avaliar sobre esse ato, que ele considera extremamente acertado.

“Temos sempre que lembrar os prefeitos, como Telma de Souza, David Capistrano, Beto Mansur e Oswaldo Justo, meu mestre, que participaram dessa trajetória de Bertioga rumo à emancipação, sempre tratando a questão com carinho e zelo”.

A solenidade também contou com a presença do presidente das Câmaras de Santos e Bertioga, Manoel Constantino e Luís Henrique Capellini, respectivamente. Ambos também foram autores, assim como os prefeitos de Santos e de Bertioga, de mensagens, que foram colocadas na cápsula do tempo.  “A Câmara de Bertioga se sente muito honrada em participar deste momento, que merece ser lembrado”, comentou Capellini.

A cerimônia foi acompanhada por secretários municipais, diretores e funcionários das prefeituras de Santos e de Bertioga. Além disso, também contou com a presença dos deputados estaduais, Paulo Correia Junior e Jooji Hato.