Meio Ambiente: Operação Verão fecha temporada com redução de lixo nas praias

19 de fevereiro de 2016

Meio Ambiente: Operação Verão fecha temporada com redução de lixo nas praias

A 4ª edição da Operação Verão, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, fechou com índices significativos. Em 30 dias de trabalho, durante o mês de janeiro, a ação recolheu menos de 30 quilos de lixo, número bastante inferior ao retirado no primeiro ano da operação, em 2012, quando foram recolhidas duas toneladas de resíduos. O número revela, que o trabalho de conscientização junto aos turistas envolvidos na ação vem dando resultados positivos.

Para o chefe de Seção de Controle de Ocupação, da Secretaria de Meio Ambiente, Daniel Liberato, a Operação Verão está cada vez melhor. “Com essa redução de lixo, podemos perceber que o perfil do turista, ao longo dos anos, mudou. Hoje, ele está mais consciente e busca preservar cada vez mais o meio ambiente”, afirma.

As ações contaram com duas linhas de orientação.  A educativa e a fiscalização ostensiva.  A primeira, que ficou a cargo da Seção de Educação Ambiental, realizada nas praias de Itaguaré e Guaratuba, com a instalação de tendas explicativas e exposição de animais empalhados, recebeu a visita de mais de 1.750 pessoas.

Já a fiscalização ostensiva, comandada pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA), em parceria, com a Fundação Florestal (FF), Polícia Militar Ambiental, voluntários e outras instituições, teve por finalidade coibir os abusos dentro das áreas de preservação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), praias e zonas costeiras.

De acordo com o diretor de Operações Ambientais, Bolívar Barbanti, a operação constatou abusos como som acima do permitido por lei, estacionamento irregular, descarte incorreto de lixo, animais na faixa de areia e irregularidades com relação à utilização de embarcações e churrasqueiras.

A fiscalização também surpreendeu grupos, que estavam entrando na trilha em direção a Cachoeira do Itapanhaú, atualmente fechada pelo Ministério Público (MP).  “A recomendação foi para, que os turistas entrassem em contato com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Fundação Florestal, para receber orientação sobre trilhas regularizadas”, lembrou Barbanti.

Pesquisa

Paralelo às ações, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Fundação Florestal, aplicou questionário em 2.670 visitantes, com a intenção de estudar a percepção ambiental dos visitantes do local, assim como instruí-los sobre a importância da Unidade de Conservação (UC).

Nas abordagens, os estudantes explicaram sobre os cuidados que devem ser tomados durante a visitação, assim como a qualidade ambiental que o local oferece aos turistas e também às futuras gerações. Os resultados obtidos na pesquisa darão subsídio para melhorias na gestão do PERB.