‘Melhor em Casa’: Conheça o programa que leva equipes médicas para tratar pacientes em suas residências

9 de abril de 2024

Garantindo mais comodidade e um tratamento humanizado aos pacientes que não apresentam condições de se locomover aos serviços de saúde, a Prefeitura de Bertioga oferece o programa “Melhor em Casa”. A equipe, que conta com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social, atende 101 pacientes.

O programa cuida de pacientes crônicos, como os atingidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças degenerativas, oncológicos, pacientes em cuidados paliativos, entre outros. Os critérios são pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Durante as visitas, a equipe realiza curativos, aferição de pressão arterial, troca de sondas, coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas. A equipe médica também orienta sobre cuidados, banho, locomoção e mudança de posição na cama.

Os pacientes são incluídos no programa a partir de indicação médica, que pode ser feita pelos profissionais médicos que atendem no Hospital Municipal ou na Atenção Básica.