Merenda de qualidade alcança alunos na rede municipal e estadual

30 de janeiro de 2017

Merenda de qualidade alcança alunos na rede municipal e estadual

São 15 mil alunos da rede estadual e municipal de ensino de Bertioga, que se alimentam diariamente com a merenda escolar balanceada, fornecendo carboidratos, proteínas e vitaminas.

Arroz e feijão fresquinho, uma carne bem temperadinha, muitos vegetais e saladas, são considerados por especialistas uma comida saudável.

As refeições seguem critérios de valores nutricionais e calóricos, estabelecido no Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As crianças não podem levar lanches prontos de casa e as escolas não possuem cantinas. Tudo isso para incentivar o consumo da alimentação mais saudável servida nas escolas e creches.

A nutricionista responsável pelo cardápio na secretaria de educação, Zaine Bichir Cassis, explica que os alunos das creches em período integral, recebem seis refeições: café da manhã, suco de fruta, almoço, sobremesa, lanche e jantar. Zaine lembra que muitas crianças têm apenas o momento da merenda para aprender mais sobre uma alimentação saudável, incluindo vegetais, frutas e legumes na dieta.

As crianças que ficam meio período na rede municipal de ensino recebem duas refeições. No período matutino é servido o café da manhã, que pode ter: pão, biscoito, sucrilhos e bolo. Já no almoço, os alunos do período vespertino, recebem almoço como: macarrão, carne moída, carne assada ou frango e lanche.

Convênio

O Governo do Estado repassa verba ao Município para que os alunos da rede estadual também contem com uma alimentação equilibrada, elaborada pela equipe da nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. 

Alimentação indígena

Por causa dos hábitos e necessidades nutricionais do povo Guarani, há algumas diferenças no cardápio, que contempla porções de tubérculos, como: cará, mandioca e inhame.

Além dos alunos, a Prefeitura fornece esse mesmo cardápio aos idosos e gestantes que vivem na aldeia. Em julho, a refeição continua a ser servida, já que neste período o povo indígena não vende seu artesanato.

Conhecendo a merenda

Os pais podem conhecer a merenda servida nas escolas do Município. Para isso, eles podem visitar a escola, provar as refeições e conhecer de perto os cuidados no preparo e com a distribuição dos alimentos aos alunos.

Em casa

Da merenda da escola para a mesa de casa, a dica é o reaproveitamento dos alimentos, em que talos de legumes, sementes, cascas de vegetais e frutas viram nutritivas refeições, como sopas e sobremesas

Receita

Quadro:

Farofa de talos de couve com calabresa

Ingredientes

- talos de um maço de couve

- 1/2 cebola picada

- 1 tablete de caldo de carne

- 3 colheres (sopa) de óleo

- 1 linguiça calabresa em rodelas

- 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca

- sal a gosto

- pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Corte os talos em rodelas. Frite a cebola com a linguiça calabresa, o sal a pimenta. Acrescente os talos com meio copo de água e o caldo de carne para amolecer os talos. Quando estiverem cozidos acrescente a farinha de mandioca, fritando um pouco.

Rendimento: 10 porções