Mês de abril em Bertioga está repleto de atrações culturais para todos os gostos

13 de abril de 2022

Reserve um espaço na agenda, porque a programação deste mês em Bertioga está imperdível. Entre as opções está o espetáculo teatral em homenagem ao Mazzaropi, Festival Indígena de Bertioga (FIB) - Expo Aldeia, Feira de Artesanato, Economia Solidária e muito mais. As atividades também incluem a diversão dos bichinhos, no Espaço Dog.

Confira as atrações abaixo:

VIVA MAZZAROPI

Neste sábado (16), às 20 horas, o Fundo Social de Solidariedade recebe o espetáculo teatral “Viva Mazzaropi”, em homenagem a um dos maiores ícones da comédia nacional, o humorista Amácio Mazzaropi. Estrelada pelo ator Vitor Branco, a peça vai reviver momentos memoráveis do maior caipira do Brasil.

O espetáculo está imperdível! Se prepare para dar boas risadas. Para participar basta trocar  um 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar, por um ingresso. As trocas podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade na quarta (13) e quinta-feira (14), das 9 às 16 horas, e também no dia do espetáculo, a partir das 18 horas. O evento faz parte do projeto “Cultura Solidária”.

FESTIVAL INDÍGENA DE BERTIOGA

Entre os dias 19 e 23 deste mês acontecerá o Festival indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia, no Parque dos Tupiniquins. O evento é realizado pela Prefeitura de Bertioga e produzido pelo  Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC)

O festival tem como objetivo valorizar, preservar e divulgar os costumes indígenas. Entre as atrações estão: pinturas corporais, desfile de beleza, rodas de conversa, artesanatos, apresentações, culinária Guarani, esportes tradicionais e muito mais.

Além da anfitriã Guarani do Rio Silveira, o evento reunirá as etnias Kurâ Bakairi e Kuikuro, ambas do Mato Grosso.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Não é novidade que a Feira está imperdível. A atração deste sábado (16) é a oficina “Minha Bolsa Praia”.  Mila e Mário Pizzi ensinarão como criar uma bolsa estampada  pelo método serigrafia, técnica de impressão de desenhos coloridos por moldes vazados.

Chegue cedo! A oficina inicia às 16 horas e tem apenas 15 vagas. As inscrições serão realizadas no início da Feira.

O local  também conta com culinária sustentável, inclusive veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás, xaropes e muito mais.

A Feira acontece aos sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

FEIRA DE ARTESANATO

Além de comprar lembrancinhas feitas por artesãos locais, o espaço permite o contato com uma linda vista para o mar. Sem dúvidas, a Feira de Artesanatos não pode ficar de fora da agenda.

Os visitantes encontrarão artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.

A feira ocorre no Espaço Cultural Praia, no sábado das 16 às 22 horas.

ESPAÇO DOG

O melhor amigo do homem merece um cuidado especial, pensando nisso, a Prefeitura criou o Espaço Dog, um lugar para lazer e diversão dos cães. Os donos podem levar seus pets para aproveitarem o ambiente e exercitarem de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. O Espaço está localizado no Parque dos Tupiniquins.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

Quem ama uma exposição e tem interesse em conhecer mais sobre a história da cidade e do país, não pode deixar de visitar a primeira fortaleza do Brasil.

O Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc. No local é possível encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas a óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

A classificação é livre, a visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

ECOTURISMO – TRILHAS

Bertioga é o destino perfeito para quem busca explorar a natureza junto de aventura. A cidade conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “ecoturismo”. São 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: abeco.tur.eco@gmail.com ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

A relação completa das 12 trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo/

– Forte São João: Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro;

– Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’: Rua Manoel Gajo, 1080, Centro;

– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada – Centro;

– Espaço Dog – Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins.