Milagre das Luzes emociona o público durante a Celebração a São José de Anchieta

7 de junho de 2016

Uma das festas históricas e religiosas de Bertioga, a Celebração a São José de Anchieta, mais uma vez emocionou o público. A 3ª edição da festa, que aconteceu sábado e domingo (04 e 05), como parte da programação da 8ª Semana do Meio Ambiente, emocionou o público, que mesmo com frio e chuva acompanhou as atividades no Forte São João, Parque dos Tupiniquins e Ermida de Santo Antônio de Guaibê, do outro lado do Canal, no município de Guarujá.

A abertura aconteceu no sábado (04) com a simbolização da chegada da relíquia, um pedaço do osso do Padre Anchieta, vinda da Ermida, pelas mãos do pároco da Igreja São João Batista, padre José Pez.

A relíquia foi recebida pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, e colocada em exposição no Forte São João, mesmo local onde o Padre Anchieta costumava ficar quando catequizava os índios no Litoral de São Paulo, por volta do ano de 1560. Um ator encenou um pouco da vida de Anchieta, que escrevia seus versos nas areias da praia. Em seguida, o coral da Casa da Cultura realizou uma apresentação no Forte São João, que emocionou o público presente.

Já no domingo (05), durante o dia, o público pode assistir a interpretação do ator na Ermida de Santo Antônio de Guaibê, dos poemas de José de Anchieta. À noite, após a missa, aconteceu a procissão até o Canal de Bertioga, com os fiéis levando velas.

A relíquia foi levada pelo padre José até a Ermida, simbolizando a chegada de Padre Anchieta ao local onde aconteceu o Milagre das Luzes. A Ermida foi iluminada e emocionou o público que assistia ao espetáculo do outro lado do Canal.

A celebração de São José de Anchieta é uma parceria entre as prefeituras de Bertioga e Guarujá e a Paróquia São João Batista, e conta com apoio do Sesc Bertioga. A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou o Barco Escola Arca do Saber para o transporte da relíquia e também do público que assistiu à encenação na Ermida.