Moradores revelam seus talentos em saída fotográfica

4 de agosto de 2014

Moradores revelam seus talentos em saída fotográfica

“Jamais pensei em fazer uma foto tão linda assim”. É o que disse Lenir Neuhaus, ao clicar a imagem do nascer do sol, às 6 horas, durante a primeira saída fotográfica realizada no último dia 20, com a participação de 15 pessoas, no curso de fotografia ‘Percepção do Olhar’, ministrado no mês passado, pelo fotógrafo Du Zuppani, no Forte São João. Participaram pessoas da Cidade e de municípios vizinhos.

A saída, um ação da Diretoria de Comunicação e Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, é  coordenada pela fotógrafa Renata de Brito, da Prefeitura de Bertioga, e visa mostrar aos amantes da fotografia técnicas que ajudam na produção de uma imagem  de qualidade, como iluminação, enquadramento, abertura e velocidade.

“Fotografar é uma arte e a nossa proposta é que cada aluno crie sua identidade fotográfica e passe a observar melhor os locais por onde anda, ou seja, olhar o mundo com outros olhos”, diz Renata, lembrando que a ação vem de encontro com a proposta do ‘Revela Bertioga’, que é transformar a Cidade em destino fotográfico o ano todo, e despertar na população o amor pela fotografia.

E foi assim com Lenir Neuhaus, que se encantou com o mundo da imagem. “Gostei muito de fotografar e fiquei surpresa com a foto que fiz. Eu tinha uma maquininha e resolvi fazer o curso com o Du Zuppani. Depois ganhei uma máquina melhor do meu filho e fui à luta. Com os ensinamentos do Zuppani e da Renata sei que vou conseguir fazer muito mais. Penso até em fazer mais cursos para me aprimorar”, comemora Lenir.

O amor pela fotografia foi herdado de seu pai, diz Haroldo Kalleder, que também faz parte do grupo, que segundo ele, já recebeu um nome, ou seja, ‘Fotometrando’. “Achei o curso com o Zuppani maravilhoso. Por falta de tempo, não pude me aperfeiçoar antes, mas agora estou tendo a oportunidade de me dedicar mais. É tudo muito bom e enriquecedor, porque além de trocar experiências, exercitamos nossa criatividade”, diz Kalleder.

Na primeira saída fotográfica, o grupo fez imagens do nascer do sol na Praia da Enseada (Centro),  Forte São João e Parque dos Tupiniquins, inclusive com a participação da bióloga Mylene Lyra, que levou informações ao grupo sobre a fauna e flora do Parque. A saída foi finalizada com o grupo fotografando a parte interna do Forte São João.

A próxima saída está marcada para o dia 17. De acordo com Renata de Brito, na ocasião, o grupo vai  fotografar o  Forte São João, do outro lado do  Canal de Bertioga. A programação de saídas  podem ser conferidas pelo site da Prefeitura (www.bertioga.sp.gov.br ), pela página no facebook (www.facebook.com/boasnoticiasbertioga) e no Boletim Oficial do Município (BOM). Mais informações também no telefone 3319-8071.