Mostra de orquídeas encerra Semana do Meio Ambiente

9 de junho de 2014

Mostra de orquídeas encerra Semana do Meio Ambiente

DIC - 05/06/2014

A programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Bertioga, será encerrada neste sábado (07), com a mostra de orquídeas do Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB), que acontece no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo (Rua Manoel Gajo, s/nº - Centro), das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

No local também acontecerá a Oficina de Cultivo de Orquídeas, quando serão utilizadas as plantas retiradas das árvores do Parque dos Tupiniquins. Vale ressaltar que a retirada das plantas foi necessária, uma vez que as árvores que as abrigavam tiveram que ser removidas por estarem comprometidas e pondo em risco a segurança das pessoas que transitam pelo local.

Diversas atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente, que teve início na segunda-feira (02), com visitas ao Viveiro de Plantas, que comemorou dois anos de existência. Foram Oficinas de Educação Ambiental para alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Pedro Henrique Rodrigues Correa, de 12 anos, aluno da EE Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, visitou o Viveiro e disse que aprendeu muito. “Sobre todos os tipos de abelhas, de barrancos e de plantas. Esse viveiro é bem legal, é muito bom e vou voltar mais vezes”.

Sua colega, Manuela Toledo de Oliveira, de 11 anos, adorou a compostagem e aprendeu muito sobre minhocas. “Eu pensava que as minhocas viviam sem água, mas se elas estiverem em local fechado, não sobrevivem sem água. A minhoca é muito importante porque deixa nutrientes na terra”.

A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Bertioga criou o Dia da A3P (Programa Agenda Ambiental na Administração Pública) para incentivar os funcionários da administração pública a desenvolver ações visando à preservação ambiental. O evento contou com feira de troca, degustação de pratos com aproveitamento total do alimento e ginástica laboral.

A semana também foi marcada por diversas palestras na área ambiental e foi apresentado o diagnóstico sobre as áreas ciliares. Elaborado a pedido da Prefeitura de Bertioga, pela Detzel Consulting, foi custeado com verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e revelou que Bertioga conta com 87,2 km² de área ciliar e somente 1,2 km² (1,4%) desse total sofrem com ação do homem. A preservação é de 98%.

Área ciliar é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento.

Jundu

A importância do ecossistema de jundu foi o tema da explanação que aconteceu na EE Praia de Boracéia, e a Secretaria de Meio Ambiente realizou um mutirão para o plantio de mudas de jundu na praia de Boracéia, em parceria com o programa Clorofila, da Sobloco Construtora.