Mudanças climáticas: Bertioga investe em projetos para sustentabilidade e preservação ambiental

16 de março de 2023

No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, 16 de março, Bertioga dá exemplo de ações para a preservação do meio ambiente. A Prefeitura celebra as mais de 600 árvores plantadas pela Cidade no ano de 2022, deixando calçadas e praças mais verdes.

A arborização urbana garante, dentre outras vantagens, temperaturas mais frescas, um ar mais limpo e maior drenagem natural de água. Com mais de 90% de área protegida, Bertioga investe em projetos que possam minimizar os impactos urbanos no meio ambiente.

Além do plantio realizado pelas equipes da Prefeitura, a população também participa da arborização, por meio dos projetos de adoção de mudas. Cada munícipe tem o direito de retirar uma muda de árvore no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Leo para fazer o plantio.

Dentre os projetos, o “Adote uma Árvore” trabalha com árvores floríferas, próprias para serem plantadas em calçadas. Já o “Quintais da Mata Atlântica” faz a doação de árvores frutíferas, que podem ser plantadas em quintais, jardins e pomares.

O projeto “Um Bosque na minha Escola” faz a arborização associada à Educação Ambiental, nas escolas do Município, envolvendo crianças no plantio e estudo da vegetação da Mata Atlântica.

A arborização urbana é apenas uma das frentes de atuação para uma Cidade mais sustentável.

Outro projeto que também garante a qualidade do ar para os bertioguenses é o “Selo Pegada Verde”. Neste, os veículos da frota municipal são inspecionados quanto à emissão de gases poluentes. Aqueles que atendem os padrões de qualidade são marcados. Atualmente, 100% da frota apresenta o selo.

E para assegurar o uso de bicicletas como alternativa aos automóveis movidos à combustível, a Cidade conta com mais de 20 quilômetros de extensão de ciclovia, sendo prevista sua contínua ampliação.

As mudanças climáticas são uma preocupação discutida pela Organização das Nações Unidas (ONU) há mais de 35 anos. Desde então, estudos são desenvolvidos para entender os fenômenos das mudanças climáticas, seus impactos e as formas de evitá-los.

Hoje, sabe-se que o esforço para reduzir os impactos sobre o planeta deve ser conjunto. Bertioga está comprometida a colaborar com a causa.

Serviço

As doações de mudas nativas da Mata Atlântica acontecem no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Leo, Rua Manoel Gajo, 1080, Centro. Cada munícipe tem direito a adotar uma muda a cada seis meses.