Município intensifica trabalho social voltado a pessoas em situação de rua

6 de agosto de 2015

Município intensifica trabalho social voltado a pessoas em situação de rua

Em continuidade ao trabalho social voltado a pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizou, nesta semana, mais uma ação de abordagem social, tendo por objetivo diminuir a incidência de moradores de rua na Cidade, além de identificar, acompanhar e prevenir casos de doenças sexualmente transmissíveis.

O trabalho foi conduzido por técnicos do Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), as polícias Militar e Civil e Secretaria de Saúde. Nessa última ação, 15 pessoas em situação de rua foram abordadas e encaminhadas para o Albergue Municipal para avaliação.

“Este trabalho, realizado a cada quinze dias, é de fundamental importância, inclusive pelo seu aspecto de saúde coletiva”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social. As pessoas abordadas e levadas para o Albergue recebem kits para higienização e alimentação e passam por testes de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids, hepatite C, sífilis e tuberculose. Elas também participam de uma palestra educativa sobre DSTs, ministrada pela equipe de enfermagem da Casa de Passagem Renascer.

De acordo com técnicos do Albergue Municipal, das 15 pessoas abordadas, seis delas foram recambiadas para suas cidades de origem: três para Jaú (SP) e três para Mogi das Cruzes (SP).
Conforme explica a chefe de Setor do Albergue, a assistente social Silvia Carrijo, o encaminhamento só é feito quando os técnicos conseguem contato com a família do acolhido confirmando que ele tem endereço fixo, do contrário a Prefeitura não pode recambiar essas pessoas sem a vontade delas.

Atendimentos

O período de hospedagem na Casa de Passagem é de três a cinco dias, dependendo da necessidade. Diariamente, a partir das 17 horas, o Albergue é aberto para acolhimento das pessoas que necessitam do pernoite. O local tem capacidade para 20 vagas. No ato do atendimento é feito um cadastro onde é detectado o local de origem dessas pessoas e suas necessidades.

Entre os serviços prestados pelo equipamento há o encaminhamento para a rede de serviços do Município, como o Hospital Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a reinserção no mercado de trabalho, oficinas de capacitação profissional, busca por familiares e seu retorno ao seio familiar e à cidade de origem.

Só neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social apurou que 689 indivíduos já passaram pelo Albergue, sendo 627 homens e 62 mulheres. Do total desses acolhimentos, 160 retornaram para a cidade de origem e familiares, e 09 por solicitação própria, foram encaminhados para tratamento em clínica de recuperação.

Serviço

O Albergue Municipal – Casa de Passagem renascer fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoríl). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com plantonista todas as noites, feriados e finais de semana. Mais informações pelo telefone 3317-2617