Município já arrecadou 32% do total de IPTU lançado neste exercício

27 de fevereiro de 2015

Município já arrecadou 32% do total de IPTU lançado neste exercício

A Prefeitura de Bertioga recebeu no primeiro mês de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do exercício de 2015, pouco mais de R$ 27,48 milhões, que corresponde a 32% do valor total do tributo lançado, que é de R$ 85,29 milhões, referentes a quase 49 mil carnês distribuídos. Até 10 de janeiro, 14 mil contribuintes pagaram o imposto em cota única, enquanto 19.481 optaram pelo parcelamento.

O valor arrecadado, considerando a cota única e o pagamento da primeira parcela, está dentro da expectativa do Município, segundo explica o secretário de Administração e Finanças. “Historicamente, a arrecadação de IPTU de Bertioga é maior nos primeiros dois meses, o que corresponde a despesas de mais ou menos 3,5 meses”, avalia o secretário, lembrando que a prioridade do prefeito de Bertioga é a manutenção do equilíbrio entre receita e despesa.

Ao adotar uma política financeira nesse sentido, o prefeito quer uma gestão fiscal responsável e segura para que o Município não tenha déficit ao final do exercício. Conforme o secretário, a essência da boa gestão orçamentária não é gastar mais do que você arrecada. Por isso, tem havido um esforço em todas as áreas do governo para a racionalização dos gastos, sem prejuízo da qualidade dos serviços.

“A secretaria vai gerir essa arrecadação inicial para cobrir as despesas compreendidas ao primeiro trimestre deste ano, para que não haja desiquilíbrio das contas públicas, lembrando que o acompanhamento da execução orçamentária e financeira é realizada diariamente pelas áreas técnicas da Secretaria de Administração e Finanças a fim de que se mantenha esse equilíbrio das contas públicas, garante Moreira.

Bertioga tem conseguido captar recursos estaduais e federais e contratos de operações de crédito, todos direcionados para investimentos em infraestrutura e equipamentos de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Com isso, vem cumprindo as metas fiscais, atendendo os limites de gastos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Tudo isso, credencia Bertioga a obter recursos dessas esferas de governo.