Município participa de movimento para conscientizar população sobre acidentes no trânsito

15 de maio de 2020

Bertioga participa do movimento Maio Amarelo, ação que acontece em vários países desde 2011, quando a ONU decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. O mês é marcado por campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de reduzir o número acidentes e mortes no trânsito. O tema deste ano é: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

O Brasil registrou em 2019, segundo relatório anual da Líder - administradora do seguro DPVAT, 40.721 mortes no trânsito. Neste ano, devido a pandemia do coronavírus, a preocupação em reduzir os números de acidentes é mais intensa. “Milhares de pessoas são contaminadas pela covid-19. Menos acidentes de trânsito significam menos leitos hospitalares ocupados”, explica o secretário de Segurança e Cidadania.

Além de conscientizar a população para diminuir o número de acidentes e não sobrecarregar os hospitais, toda ação será feita para lembrar os motoristas sobre a importância de usar o cinto de segurança e não mexer no celular enquanto dirige. A diretora de Trânsito e Transportes,  conta que para evitar contaminação de vírus, a prefeitura prepara uma campanha digital. “Não podemos realizar atividades presenciais, por este motivo, os cartazes serão virtuais”, afirma.

Vale lembrar que durante o ano todo são realizadas ações para reduzir acidentes. A prefeitura investe em obras para melhorar a infraestrutura. Entre elas sinalizações de trânsito, como pintura de vias e instalações de placas são feitas constantemente. Também foram instaladas nos últimos dias novas rotatórias e diversas novas vagas de estacionamento, que melhoraram o tráfego dos veículos e deram mais segurança aos pedestres.