Mutirão de combate à dengue continua no Indaiá neste final de semana

17 de março de 2016

Mutirão de combate à dengue continua no Indaiá neste final de semana

Em função de sua grande extensão e por ser considerado o segundo bairro com maior número de casos de dengue no Município, o Indaiá recebe neste sábado (19) e domingo (20), pela terceira vez consecutiva, o mutirão de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

A ação da Secretaria de Saúde, que acontece das 9h às 13 horas, vai contar com a participação dos agentes de controle de endemias da Coordenadoria de Vetores e Dengue de Bertioga, dos agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

As equipes estarão percorrendo todo o bairro, entre a Rodovia Rio Santos até a praia, com exceção da localidade conhecida como Ilha 4, que recebeu a ação no mês de janeiro. Durante a operação, os agentes percorrem as casas do bairro, informando sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado.

No Indaiá já foram vistoriados, até o momento, 2.570 imóveis. Só no último final de semana (12 e 13), foram 788 residências. Desse total, 405 foram visitados porque estavam abertos; e 383 não foram trabalhados por estarem fechados. A ação contou o apoio dos agentes da Sucen.

Do total de 788 imóveis visitados, 51% estavam abertos e 49% fechados. Além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado, os agentes informam as pessoas sobre a doença e as formas de prevenção.

De acordo com o coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sergio de Jesus, a meta é vistoriar todas as residências do Município – de Caiubura a Boracéia, até 31 de julho. A atividade vem sendo realizada em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde.

Em Bertioga, só este ano (de janeiro até o momento) já foram registrados 29 casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 01 de julho de 2015 e que segue até o próximo dia 30 de junho, foram contabilizados 99 casos positivos. Não há nenhum registro de zika vírus e da febre chikungunya.

Serviço

Ao identificar um possível foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue pelo número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com.