Mutirão de combate à dengue já visitou mais de dois mil imóveis

19 de fevereiro de 2016

Mutirão de combate à dengue já visitou mais de dois mil imóveis

O último balanço parcial da Coordenadoria de Vetores e Dengue, que coordenada às ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus, mostra que já foram visitados 2.286 imóveis, entre os bairros Indaiá, Rio da Praia e Centro. Os dados referem-se às ações realizadas  de 23 de janeiro até o último final de semana. Desse total, 61% dos imóveis estavam abertos e 39% fechados.

As ações estão ocorrendo em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde e a meta é vistoriar todas as residências do Município – de Boracéia a Caiubura, até 31 de julho.

Durante as ações, os técnicos da Coordenadoria percorrem as casas do bairro, entregando folhetos com informações sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado.

Só no ultimo final de semana, sábado(13) e domingo (14), quando foi realizado o ‘Dia D’ de Combate à Dengue (sábado),  os agentes municipais visitaram 431 imóveis na região central (entre a Rua Jorge Ferreira até a localidade conhecida como Jardim Veleiros).

Desse total, 294 imóveis foram visitados porque estavam abertos; e 137 não foram trabalhados por estarem fechados. A ação no Centro segue neste fim de semana ( 20 e 21), e vai atender o trecho entre a Rua Luiz Pereira de Campos (altura da Prefeitura) até  a região onde fica o  Supermercado Semar.

De acordo com o coordenador das ações, Antônio Sérgio de Jesus, o objetivo  do trabalho é conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para combater o Aedes aegypti e, consequentemente, estimular uma mudança de comportamento na comunidade local. “Este ano, a preocupação com as ações preventivas aumentaram por causa da febre chikungunya e do zika vírus, ambos transmitidos pelo mesmo mosquito. Por isso é  necessário que toda população colabore na prevenção contra essas doenças”, apela o coordenador.

Em Bertioga, só este ano (de janeiro até o momento) já foram registrados 13 casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho de 2015 e  que segue até o próximo mês de julho, foram registrados 84 casos positivos de dengue. Não há nenhum caso de zika vírus e da febre chikungunya.

Serviço

Ao identificar um possível foco de dengue, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue através do número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com