Mutirão “Saúde Perto de Você” realiza cerca de 1,5 mil atendimentos no Indaiá

28 de maio de 2018

Mutirão “Saúde Perto de Você” realiza cerca de 1,5 mil atendimentos no Indaiá

Objetivo da Secretaria de Saúde é levar diversos serviços de Saúde até a população

Para oferecer os serviços de Saúde próximo à população, a Prefeitura de Bertioga está levando o mutirão “Saúde Perto de Você” aos bairros. No sábado (26), a UBS do Indaiá recebeu a ação, sendo realizados cerca de 1,5 atendimentos. Os moradores foram atendidos por clínico, pediatra, ginecologista e dermatologia. As atividades seguem para outras localidades.

Serviços
O paciente não precisa agendar a consulta previamente para ser acolhido, basta comparecer aos locais com o documento de identidade e o cartão SUS.
Estão disponíveis os serviços de avaliação para câncer bucal, avaliação de pé diabético, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, auriculoterapia, coleta de Papanicolau, entrega de medicação e orientações e pesagem do Programa Bolsa Família.
A Secretaria de Saúde ainda oferece as vacinas do calendário do Ministério da Saúde. É uma oportunidade de a população colocar em dia a caderneta de vacinação. Outro serviço é a testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites) e um teatro de conscientização contra a dengue.

Descentralização
Os mutirões estão sendo levados para os bairros mais afastados do Centro, em horários e dias nos quais as pessoas possam participar sem comprometer o trabalho ou a escola. Os locais escolhidos são associações de bairro ou que tenham grande circulação de pessoas.
Na quarta (23), foram realizados cerca de mil atendimentos à população de Guaratuba, na Rua OS, nº 01, Quadra P. Hoje (28), a ação acontece em Boracéia, das 17h30 às 21h30, no final da Rua José da Costa.

Zoonoses
O Centro de Controle de Zoonoses está trabalhando junto às ações de Saúde. A equipe marca presença no mutirão para fazer consultas e marcar castrações de cães e gatos, que são realizadas posteriormente. No mutirão de sábado, no Indaiá, foram realizados 118 atendimentos a animais, entre castração, vacina antirrábica e vermifugações.

Estrutura
Faz parte da ação cerca de 40 profissionais da Secretaria de Saúde. O objetivo é oferecer à população atendimentos com médicos de várias especialidades, de forma concentrada.
A intenção desses mutirões é divulgar informações de promoção à saúde, auxiliando na adoção de novos hábitos, mais saudáveis. Além disso, incentivar a população a procurar a Atenção Básica para prevenção de diversas doenças.