Mutirões de limpeza recolhem lixo de praias e rios de Bertioga

23 de setembro de 2015

Mutirões de limpeza recolhem lixo de praias e rios de Bertioga

Para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sesc e Coletivo Educador realizaram ações que mobilizaram cerca de 100 voluntários no último final de semana (19 e 20), em Bertioga. Os mutirões de limpeza nas praias da Enseada (do Centro ao Indaiá), Itaguaré, Guaratuba e Boracéia, e às margens do Rio Itapanhaú recolheram uma média de 1,7 tonelada de lixo das praias e rios da região.

As atividades começaram no sábado (19), com ações em parceria com o Sesc e o Coletivo Educador na Enseada (próximo ao Forte São João) e em frente ao Sesc, onde a praia estava limpa e nada foi coletado. Já no Indaiá, o material recolhido pela equipe foi dividido em lixo retirado na praia, trilha e resíduos marinhos, que foram retirados do fundo do mar pela equipe de mergulho, coordenada pelo diretor de Operações Ambientais do Município (DOA), Bolívar Barbanti.

No Indaiá, alunos da Escola Estadual Archimedes Bava, encontraram no costão rochoso uma tartaruga, de tamanho médio, que havia acabado de morrer, provavelmente por ter ingerido plástico.

Simultaneamente às ações realizadas na Enseada, voluntários recolheram lixo em Itaguaré, tanto na praia quanto na área de jundu; em Guaratuba, onde a quantidade encontrada foi menor e em Boracéia, onde a maior parte de detritos recolhidos foi plásticos, pets, latas e garrafas de vidros.

Só na região das praias, somando reciclável e rejeito, a equipe coletou 1.120 quilos de lixo. De acordo com a bióloga Mylene Lyra, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, só de lixo reciclável foram 520 quilos, encaminhados para o Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos de Bertioga. Já os rejeitos coletado, cerca de 600 quilos, foram distribuídos nas lixeiras públicas de cada região onde aconteceu a ação.

Rio Itapanhaú

A ação às margens do Rio Itapanhaú, coordenada pelo diretor Bolívar Barbanti, foi realizada no domingo (20). Nessa ação, duas embarcações foram utilizadas, e uma delas foi o Barco Escola Arca do Saber, que recebeu todo o material recolhido. Do mangue a equipe retirou 500 quilos de lixo, coletados em 10 sacos plásticos de 100 litros cada, transportados no barco, até o antigo atracadouro das balsas, e encaminhado para a área de trasbordo.

O mutirão envolveu funcionários da DOA, a Guarda Civil Municipal (GCM), que atua na área ambiental; e pescadores voluntários da Colônia de Pesca Z-23 e do Conselho Municipal de Pesca.

Ação em Maresias

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a convite da Prefeitura de São Sebastião, no Litoral Norte, esteve participando, no último sábado (19), do mutirão de limpeza das praias, em Maresias, ação que fez parte das atividades de Educação Ambiental do Festival Brasileiro Universitário de Surf, realizado naquele município, anualmente.

De acordo com Mylene Lyra, a ação envolveu atletas, funcionários de ambas as prefeituras e voluntários, que fizeram a retirada de, aproximadamente, 15 sacos de lixo de 100 litros cada. A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga também realizou a exposição de animais taxidermizados e montou uma rede de pesca com resíduos como latas, sacos plásticos e pets e o tempo de decomposição de cada elemento. A ação atendeu à diretiva da Estrutura Ambiental (EM 2b) do Município Verde Azul.