Revela Bertioga: Nair Benedicto será homenageada com o Troféu Buriqui

22 de setembro de 2015

Revela Bertioga: Nair Benedicto será homenageada com o Troféu Buriqui

Além de incentivar fotógrafos amadores e profissionais a retratarem as belezas da Cidade, o Revela Bertioga homenageia, a cada ano, um nome de expressão na fotografia brasileira, muitos deles que servem de inspiração para os amantes da arte. O evento, que já é tradicional em Bertioga, acontece de 9 a 11 de outubro, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João.

A premiação, que recebeu o nome de Troféu Buriqui, foi idealizada pelos organizadores do evento e o troféu desenhado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini. Este ano, ele será concedido a Nair Benedicto. A homenagem vai acontecer na sexta-feira (09), às 19 horas, na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Centro).

Formada em Rádio e Televisão, na década de 1970, a fotógrafa se destacou pelo engajamento com as questões de cunho social, como a situação indígena, o problema dos trabalhadores sem terra e, sobretudo, a posição da mulher na sociedade brasileira, tendo sido comissionada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para realizar, durante os anos de 1988 e 1989, ampla documentação sobre a situação da criança e da mulher na América Latina.

É autora dos livros: ‘A greve do ABC’, ‘A questão do menor’ e ‘Nair Benedicto: as melhores fotos’. Tem seu trabalho representado em importantes instituições nacionais e estrangeiras, como o Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo e o Museum of Modern Art, New York.

Esta é a quarta edição do Revela Bertioga. Em 2012, o homenageado foi Araquém Alcântara; em 2013, Walter Firmo; e em 2014, Luciano Candisani. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Prefeitura de Bertioga: www.bertioga.sp.gov.br .

A 4ª edição do Revela Bertioga acontece simultaneamente ao 2º Festival da Mata Atlântica. Os dois eventos receberam o nome de ‘Revelando olhares, saberes e sabores da Mata Atlântica’ e estão sendo realizados em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura.