‘Navegar é Preservar’: mais de 900 toneladas de lixo são retiradas do Meio Ambiente

8 de outubro de 2021

Mais de 900 toneladas de lixo foram retiradas do Meio Ambiente durante o “Navegar é Preservar”. O evento aconteceu em setembro, reunindo Bertioga e outros municípios da região para limpeza de praias, rios, mangues, mar e costões rochosos.

Microlixo nas faixas de areia, plásticos, máquina de lavar, isopor e roupas são alguns dos itens coletados. Em Bertioga, ao todo, foram mais de 40 toneladas de lixo retiradas. Na cidade, além de equipes da Administração Municipal, também participaram da programação entidades e voluntários. Cerca de 180 pessoas estavam envolvidas.

A primeira edição do “Navegar é Preservar” ocorreu durante todo o mês de setembro, em 11 cidades da Baixada Santista e litoral sul do Estado. Entre os dias 18 e 21 foi feita uma grande expedição marítima, que partiu de Bertioga com destino à Cananéia, para limpeza do mar. As embarcações também auxiliaram nos pontos de difícil acesso, como penínsulas e costões rochosos.

O evento fez parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos. Além disso, a proposta estava alinhada ao Dia Mundial de Limpeza, celebrado no dia 18 de setembro.

A iniciativa, coordenada pela Prefeitura de Bertioga, contou ainda com a participação dos municípios de Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.

A programação recebeu apoio do Fórum Náutico Paulista, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Náutica e Exército Brasileiro, entidades e voluntários.