Neim Chácaras é alvo de vândalos pela segunda vez este ano

11 de dezembro de 2015

Neim Chácaras é alvo de vândalos pela segunda vez este ano

Mais uma unidade escolar de Bertioga foi vítima de vandalismo, na madrugada do dia 09. Desta vez, criminosos invadiram o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Chácaras, depredaram portas e janelas e levaram todo estoque de alimentos e utensílios domésticos, além de computadores e brinquedos que seriam distribuídos na festa de Natal das crianças. A fiação de energia e telefonia foi cortada e as aulas foram suspensas. O Neim Chácaras atende 282 crianças com idades entre 01 e 04 anos.

De acordo com o secretário de Educação, o ataque ao Neim Chácaras foi o 26º furto contra escolas municipais, só este ano. “As pessoas estão agredindo a comunidade da qual fazem parte. Atacar uma escola é um desrespeito a um local onde as crianças vão buscar o saber”, ressalta indignado o secretário, lembrando que já passam de sete, o número de escolas que sofreram furtos e atos de vandalismo, algumas delas mais de uma vez, como o Neim Chácaras que entre 2014 e este ano sofreu quatro ataques.

Os constantes atos de vandalismo e furtos em escolas do Município levou o secretário a solicitar, em novembro, uma reunião com o Ministério Público (MP) e autoridades de segurança da Cidade, da qual participaram apenas a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Segurança.

“Precisamos unir forças para solucionar o problema que já está caminhando para uma calamidade Estou pedindo investigação rigorosa, inclusive com a interferência de nossa Procuradoria Geral e Promotoria Pública, porque do jeito que está não dá para continuar”, desabafa.

No Neim Chácaras, o prejuízo foi irreparável, sobretudo na cozinha, onde o estoque de alimentos utilizado para a merenda das crianças foi esvaziado. Entre os itens roubados estão 30 Kg de arroz, 28 kg de feijão, 20 kg de leite, 08 latas de sustagen; 20 pacotes de engrossantes como farinha láctea e mucilon; além de quantidades razoáveis de carnes e frango, frutas, legumes, batatas, cebola e latas de óleo, além de utensílios de cozinha.

Não satisfeitos, os criminosos ainda levaram dois computadores completos, 500 folhas de sulfite, 100 sacos de lixo e 30 brinquedos, que foram repostos por funcionários da Secretaria de Educação, que se cotizaram para a compra de novos brinquedos a fim de que a festa fosse realizada.