No Réveillon, cerca de 500 mil pessoas passaram por Bertioga

8 de janeiro de 2016

No Réveillon, cerca de 500 mil pessoas passaram por Bertioga

Cerca de 500 mil pessoas estiveram em Bertioga durante a passagem de ano. O número representa 2% a mais, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando a Cidade recebeu cerca de 490 mil turistas.

Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura com base em relatório da coleta de resíduos sólidos (lixo domiciliar), realizada entre os dias 01e 02 deste mês. De acordo com a Secretaria, a Terracom - empresa contratada pela Prefeitura para realizar a coleta domiciliar recolheu, no período, um total de 456 toneladas de lixo; e a empresa Monte Azul, que faz o serviço na praia, retirou 48 t de material sólido, totalizando 504 toneladas.

Utilizando-se a média nacional de produção de lixo domiciliar, em torno de 1 quilo por pessoa, é possível estimar a quantidade de turistas que passou o Réveillon na Cidade.

Para atender todo o Município – do Caiubura a Boracéia, um percurso de quase 50 km de um bairro para outro, o supervisor de Operações da Terracom, em Bertioga, Edilson Saraiva de Almeida, explica que são 44 pessoas que atuam como coletores diariamente, além de 15 motoristas, um operador de máquina e um lubrificador (que lava e lubrifica os veículos).

No total, é utilizada uma frota de 11 caminhões compactadores (10 efetivamente na coleta diária e um reserva) e mais um específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de Saúde (Lixo Séptico), que atua com um motorista e um coletor, três vezes por semana, as segundas, quartas e sextas-feiras.

Coleta seletiva

Já a coleta seletiva, também realizada pela Terracom, recolheu nos primeiros cinco dias do ano, 5.38 toneladas de material reciclável (lixo seco), que integra o programa Lixo Útil, implantado em 2011 no Município, como parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em parceria com a Cooperativa de Sucata União de Bertioga (Coopersubert).

Em Bertioga, a coleta seletiva porta a porta atende a região central (do Albatroz até a localidade conhecida como Jardim Veleiros), todas as quartas-feiras; Maitinga/Rio da Praia, às segundas-feiras; e Indaiá, às quintas-feiras. O serviço atende aos bairros das 7h30 às 12 horas.

Além da coleta porta a porta, há os Locais de Entrega Voluntária (LEVs), disponibilizados em 45 pontos da Cidade, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas onde são colocadas estruturas de ferro com um recipiente para coletar os resíduos, chamados de ecobag.