Nova iluminação do Parque dos Tupiniquins está na fase final

2 de setembro de 2015

Nova iluminação do Parque dos Tupiniquins está na fase final

Mais de 30 postes e 20 projetores foram instalados no Parque dos Tupiniquins, no Centro, dando um novo visual noturno a uma das mais belas paisagens de Bertioga. Os monumentos e as árvores centenárias foram iluminados e o Forte São João também recebeu luminárias na parte interna, dando nova vida ao acervo que integra o local.

Cerca de 90% do projeto já está concluído e a previsão é de que a finalização ocorra até o fim deste mês, com a instalação de projetores na parte externa do Forte São João na fachada que fica voltada para o mar.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Gestão de Energia, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos, acompanha os trabalhos que estão sendo realizados pela empresa Tecnolamp, vencedora da licitação, para evitar atrasos.

A obra iniciou em junho deste ano e foram instalados 36 postes de 5 metros de altura, com luminárias de led de 80 watts cada, priorizando áreas de convivência e o paisagismo do Parque dos Tupiniquins. No entorno, junto ao gradil, foram instalados 15 projetores embutidos no chão e os monumentos também foram destacados com 13 projetores.

A parte interna o Forte São João recebeu 11 trilhos com luminárias no teto em cada ambiente, totalizando 108 lâmpadas de led que poderão ser adaptadas para cada tipo de evento, como exposições ou apresentações, garantindo maior luminosidade e menor gasto de energia.

O projeto tem custo de R$ 390.668,13 sendo R$ 243.750,00 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) e contrapartida do Município de R$ 146.918,13, que será custeada pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP).