Nova iluminação muda paisagem noturna da orla da praia

30 de junho de 2014

Nova iluminação muda paisagem noturna da orla da praia

DIC - 27/06/2014

“Agora, com essa luz, eu consigo ver as ondas e até os barcos que estão no mar”. O comentário é de Pedro Henrique Coelho, de 6 anos, da cidade de Botucatu, que estava com seu pai brincando na Praia da Enseada, no Centro, na beira do mar, na noite de terça-feira (24), enquanto os técnicos da Diretoria de Gestão de Energia da Prefeitura de Bertioga acionavam a nova iluminação da orla da praia.

Foram instalados 38 projetores, no trecho de cerca de 1.200 metros, entre o Forte São João e a Pista de Skate, com iluminação de 1.500 watts, cada. São projetores do mesmo modelo dos utilizados em estádios de futebol, que contam com alto rendimento e têm um facho de luz aberto. A capacidade de iluminação é ampla, podendo chegar até a faixa da praia, na arrebentação das ondas.

O acionamento da iluminação contou com a presença do prefeito de Bertioga, que reforçou a importância do aumento da sensação de segurança com os novos equipamentos. “Além de embelezar, as pessoas se sentem mais seguras à noite, até mesmo para caminhar próximo ao mar”. Ele ainda lembrou que a melhoria da iluminação na orla era uma reivindicação antiga da comunidade. “Há muitos anos os moradores aguardavam essa benfeitoria”.

O aposentado João Bairos Coelho, morador no bairro Rio da Praia, ficou surpreendido com a novidade. “Sempre passeio pelo calçadão. Hoje está bem gostoso passear pela areia. Ficou lindo demais, deu vida à praia”. Sua esposa, a dona de casa Dinacília Oliveira Coelho, também elogiou a iniciativa. “Ficou maravilhoso, bonito e bem mais seguro. Vai melhorar até o turismo, à noite principalmente”.

O turista Anderson de Oliveira, que é técnico em informática e mora em Botucatu, também aproveitou para passear à noite. “Ficou muito bom. Conheço Bertioga há muito tempo e a praia era sempre escura. Agora dá até para ver o mar à noite”.

A prática de esportes na faixa da areia durante a noite também vai ser intensificada. Pelo menos é o que estão planejando os amigos Miguel dos Santos, de 17 anos, e Walan dos Santos, de 19. Eles estavam jogando futebol na areia da praia quando as luzes foram acionadas. “Antes não dava para enxergar a bola”, comentou Miguel. Já Walan lembrou que o jogo só acontecia enquanto estava de dia. “Agora vamos ficar jogando futebol até mais tarde”.

Iluminação

A Prefeitura de Bertioga está utilizando o conceito de eficiência energética, uma vez que as luminárias anteriores contavam com seis mil watts e as atuais vão contar com três mil watts. Trata-se de uma economia de 50%, sem afetar a qualidade de iluminação.

Cada poste ainda conta com um Sistema de Proteção de Descarga Elétrica (SPDA), para garantir mais segurança em casos de tempestades com raios. Os investimentos são da ordem de R$ 190 mil, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), instituída no Município em junho do ano passado.

CIP

Para gerir o sistema e garantir todos os investimentos foi aprovada a lei municipal 1.049/12 que dispõe sobre a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A legislação se baseia na Constituição Federal, que, em seu artigo 149-A, estabelece que os Municípios e o Distrito Federal, poderão instituir a contribuição do custeio do serviço de iluminação pública.

Para regulamentar o artigo da Constituição que trata da iluminação pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através da Resolução 414/10 determinou prazo limite até 31 de janeiro de 2014 para que as prefeituras assumam a manutenção do tudo que compõem a iluminação pública, isto é, postes, relés fotoelétricos, reatores, lâmpadas, braços e luminárias. Desta forma, as prefeituras criaram a CIP, possibilitando a cobrança e viabilizando a gestão do sistema.

Na Baixada Santista, Bertioga foi uma das pioneiras na aprovação da lei. A CIP passou a ser cobrada em junho do ano passado, juntamente com a conta da iluminação particular, residencial e comercial. Pela lei, o valor cobrado não pode ultrapassar 15% do valor de consumo de energia elétrica, limitado ao máximo em R$ 50,00 para residências e a R$ 100,00 para comércios e indústrias.

Todo valor arrecadado está sendo repassado para um fundo específico de iluminação. A Prefeitura de Bertioga abriu processo de licitação para a contratação de uma empresa que vai gerir o sistema, quer terá supervisão da municipalidade, por meio da Diretoria de Gestão de Energia.