Nova logística atende melhor os serviços de limpeza urbana da Cidade

2 de setembro de 2015

Nova logística atende melhor os serviços de limpeza urbana da Cidade

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, vem dando uma atenção especial para os serviços de limpeza pública, visando dar mais qualidade de vida para a população. O cronograma de serviços vem sendo executado, diariamente, de Caiubura a Boracéia e incluem limpeza das praias, roçada e varrição de ruas e ciclovias.

A logística de limpeza urbana de Bertioga está trazendo resultados positivos para o Município, pois quem passeia pelas ruas, jardins e ciclovias percebe a diferença. Por meio de empresa terceirizada, mediante a ordem de serviços mensais, a Secretaria determina o tipo de trabalho que deve ser realizado, de que forma e qual a periodicidade.

Todos os serviços são detalhados e após a execução, uma equipe de técnicos da Prefeitura faz a fiscalização e o pagamento é autorizado, de acordo com o que foi realizado. Pelo contrato, a empresa deve manter mais de 10 tipos de serviços, como varrição de ruas, ciclovias, limpeza de feiras e das praias.

Um relatório da Secretaria de Serviços Urbanos aponta que, mensalmente é realizada uma média de 175 mil m² de roçada manual (mato e jardim), na região do Centro e em alguns bairros. Já de roçada realizada por meio de máquinas são 70 mil m². Com relação à manutenção do jardim da orla da praia, a Secretaria executa uma média de 16.200 m².

São realizados mensalmente, os serviços de raspagem de guia que chegam a atingir 20 km, e os de limpeza da praia (Centro até Boracéia), 477 km. Quanto à varrição manual das ciclovias das avenidas 19 de Maio e Anchieta (da Praça dos Emancipadores até o Indaiá) o serviço manual chega a 43 km e o mecanizado obtém uma média de 1.290 km.

A Secretaria de Serviços Urbanos ainda realiza serviços de limpeza dos canais de drenagem e limpeza de galerias com caminhão hidrojato em diversos pontos da Cidade. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, a Secretaria também dispõe diariamente de serviços de nivelamento das vias públicas, limpeza de valas e poda de árvores. O telefone para solicitar os serviços é o 3319-8035.