Nove ruas no Centro já contam com pavimentação

25 de fevereiro de 2016

Nove ruas no Centro já contam com pavimentação

Uma das maiores obras já realizadas no Município, a pavimentação de 50 ruas no Centro, Albatroz e Maitinga, segue em ritmo acelerado. Quase 20% dos serviços já estão praticamente finalizados, restando apenas a conclusão de algumas calçadas e a sinalização viária. Isto quer dizer que nove ruas já contam com sistema de drenagem, guia, sarjeta e pavimentação.

As vias já liberadas para o trânsito estão no Centro, compreendidas no quadrilátero, que vai da Rua Luiz Pereira de Campos até o Rio Itapanhaú e da Rua Ivo Henrique até a Estevão da Costa. E as obras já avançam para mais um quadrilátero, desta vez entre as ruas Luiz Pereira de Campos e a Avenida Anchieta, atendendo toda a extensão da rua, a exemplo da Ivo Henrique e Estevão da Costa.

Outras frentes de trabalho, abertas esta semana, iniciaram a drenagem e a colocação de guias e sarjetas nas ruas entre a Avenida Leonardo de Bona e Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); na Rua Manoel da Nóbrega, entre as ruas Ivo Henrique e Raphael Costábile; e na Rua Henrique Montez, nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves.

As ruas que já receberam a pavimentação, algumas em trechos e outras na totalidade, são Ivo Henrique, Ênio Barbato, Walter Pereira Prado, Cláudio César de Aguiar Mauriz, Oscar Magrini, Geraldo Ferraz, Aristides Lickes, Ângelo Peres e Dr. Agnaldo Capo Júnior.

Comunidade elogia

A aposentada Maria Isabel Pinheiro mora na Rua Oscar Magrini há seis anos e está muito satisfeita com o serviço. “Ficou muito bom e agora vão fazer a calçada. É serviço completo e de qualidade”. Na mesma rua mora, há 12 anos, o também aposentado Léo Alves de Souza. “Não tinha como sair de casa, só de botas”. Os moradores comentam que mesmo com chuva forte, a rua não fica alagada. “O escoamento da água é muito bom”, disse, Maria Isabel.

Esta semana, Léo Alves acompanhou o serviço de calçada que estava sendo executado na porta da sua casa e ainda comemorou: “deixaram um espaço para uma árvore, que o Viveiro de Plantas já veio plantar. É um ipê”, mostrou o morador.

O trabalho de colocação de espécies nas calçadas está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Viveiro de Plantas ‘Seu’ Leo, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

A pavimentação das ruas beneficia toda a comunidade. O professor de música, Francisco Sérgio de Oliveira mora no bairro Vista Linda e esta semana foi até a Farmácia Municipal, que fica na Rua Cláudio César de Aguiar Mauriz. A via já está recebendo serviços de drenagem, mas ainda conta com muita lama. “Prejudica o carro e não dá para andar a pé. Mas vai ficar muito bom. Já passei pelas ruas pavimentadas e o serviço ficou excelente”.

Maitinga

Uma frente de trabalho iniciou os serviços no Maitinga há cerca de um mês. As ruas Miguel Seiad Bichir e Hugo Santos Silva estão recebendo serviços de drenagem, guia e sarjeta. O trecho beneficiado é de cerca de 1.200 metros que vai Avenida Thomé de Souza até a Praça Potengui.

Rua Manoel Gajo

A obra de pavimentação vai beneficiar também a Rua Manoel Gajo, uma das principais da Cidade, que ainda pode servir de alternativa de acesso para o Centro. Esta semana a Sabesp iniciou o remanejamento de uma adutora implantada no meio da via e que impedia o início dos serviços de drenagem. A previsão é que esse trabalho seja concluído até a segunda quinzena de março, quando será iniciada a drenagem.

Investimento

A Prefeitura de Bertioga está investindo mais de R$ 30 milhões, recursos esses provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS.

Confira as ruas que serão pavimentadas

1 - Rua Capitão Morais

2 - Rua Gonçalo da Costa

3 - Rua Pires Cubas

4 - Rua Silvio Rodrigues

5 - Rua Aleixo Garcia, entre a Avenida Anchieta e o trecho sem saída

6 - Rua da Saudade, entre a Avenida Anchieta e Rua Júlio Prestes

7 - Rua Júlio Prestes, entre a Avenida Anchieta e Rua Domingos Pires

8 - Rua Mestre Pessoa

9 - Rua Capitão Pedroso

10 - Rua Gabriel Garcez

11 - Rua Caminho São Lino

12 - Rua Estevão da Costa

13 - Rua Antônio Rodrigues de Almeida entre a Avenida Anchieta e a Rua João Ramalho

14 - Rua Henrique Montez

15 - Rua Francisco Pinto, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

16- Rua Francisco Chaves, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

17 - Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves

18 - Rua Prudente de Morais

19 - Rua Procópio Ferreira

20 - Rua Duque de Caxias

21 - Rua General Osório

22 - Rua Rodrigues Alves, entre as ruas Prudente de Morais e Dr. Edmundo Gomes

23 - Rua Manoel Gajo, entre as avenidas Anchieta e a Rodovia SP 55 (Rio-Santos);

24 - Rua Walter Pereira Prado

25 - Rua Geraldo Ferraz

26 - Rua Aristides Lickes

27- Rua José Burlamarqui