Novembro Azul: Bertioga realiza exames e palestras

1 de novembro de 2017

Novembro Azul: Bertioga realiza exames e palestras

O mês da saúde feminina (outubro) acabou e dá lugar ao mês dos homens, com a campanha Novembro Azul. Com um simples exame de sangue, eles também podem se cuidar.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, quer que todo homem com mais de 50 anos de idade se previna contra o câncer de próstata. Durante o mês de novembro, das 8 às 16 horas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) acolherão pacientes que queiram fazer o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue que detecta indícios da doença. Se o resultado apresentar alteração, o paciente será encaminhado ao urologista para possível diagnóstico e tratamento. Haverá também palestras sobre de conscientização sobre a doença.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Jurandyr Teixeira das Neves, a opção pelo exame de sangue ao invés do exame de toque retal deve-se à indisposição – e por muitas vezes preconceito – dos homens em realizar o exame urológico.

“A ideia da campanha Novembro Azul é realizar o maior número de testagens de PSA em homens com mais de 50 anos. O ideal é fazer a combinação entre o exame de toque retal e a testagem de PSA. Vamos fazer o contrário, dosar o PSA e, em caso de alguma alteração, encaminhar o paciente para o urologista, para diagnóstico com toque e biópsia, se necessário, para seguir o tratamento protocolar”, diz Teixeira.

Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a Secretaria de Saúde de Bertioga estima que existam no Município cerca de 4.200 homens com mais de 50 anos, faixa etária da campanha.

A Secretaria de Saúde também realizará palestras de conscientização sobre a câncer de próstata. A primeira palestra acontece no Lions Clube no dia 22, ás 19 horas. O CEME recebe a ação no dia 29, às 14 horas.

Que exame é esse?

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas. A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /mL) de sangue.

Quanto maior o nível do PSA, maiores as chances de o paciente estar com a doença. Homens que apresentam PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml têm uma chance em quatro de ter a doença. Com o PSA acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Como fazer o exame?

O homem interessado em fazer o exame deve comparecer a uma das cinco UBSs e o Centro de Especialidades Médicas (CEME). A equipe de enfermagem acolherá o paciente e fará o pedido de exame de PSA. O material sanguíneo será coletado em dia e hora marcada no Hospital Municipal. A Secretaria de Saúde fará uma triagem dos resultados. Quando sair a análise, todos os exames que apresentarem nível de PSA acima de 4 ng/ml de sangue serão encaminhados para consulta com um urologista da rede municipal de saúde, para possível diagnóstico e tratamento.

Onde solicitar o exame

USF BORACÉIA - Rua Mário Schemberg, s/nº, Boracéia;
UBS INDAIÁ - Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá;
UBS VISTA LINDA - Rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda;
UBS MAITINGA - Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga;
UBS VICENTE CARVALHO II - Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho;
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (CEME) - Praça Vicente Molinari, 295, Centro.

22/11, às 19 horas, no Lions Clube (Av. Dezenove de Maio, 338, Centro)
29/11, às 14 horas, no CEME

O câncer de próstata

- O câncer de próstata representa 23% de todos os cânceres que atingem os homens.
- É o de maior prevalência e o que mais mata.
- Como é silencioso, é fundamental que seja detectado precocemente.
- 1 em cada 6 homens acima de 60 anos terá câncer de próstata.
- Homens negros, histórico familiar de casos de câncer de próstata, obesidade, tabagismo e alcoolismo são fatores de risco.