‘Novembro Azul’: Município faz campanha no combate ao câncer de próstata

3 de novembro de 2015

‘Novembro Azul’: Município faz campanha no combate ao câncer de próstata

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Com esse lema a campanha ‘Novembro Azul’, promovida em todo o Brasil, busca conscientizar e alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, consultando regularmente profissionais de saúde e mantendo sempre em dia os exames de rotina.

Pensando nisso, o Instituto Corpore, que faz a gestão do Hospital Bertioga e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, irá promover inúmeras ações da campanha ‘Novembro Azul’, para conscientizar a população sobre o câncer de próstata, a saúde do homem e estimulando a realização de exames para o diagnóstico precoce, com dicas que previnem o seu aparecimento.

Todas as unidades de saúde, sob a gestão do Instituto Corpore, estarão envolvidas nas atividades do Novembro Azul. “Nesse período as unidades serão enfeitadas de azul, pois é uma forma de representar a ação e deixar o ambiente receptivo e agradável”, explica a enfermeira e consultora de projetos do Instituto Corpore, Sandra Mara Choptian.

Para o Secretário de Saúde de Bertioga, esta é uma grande oportunidade para avançar nos cuidados integrais à saúde do homem. “A campanha vem alertar e mobilizar os homens do nosso Município, driblando o preconceito, e chamando para a responsabilidade de cuidar da saúde. Vamos procurar os nossos serviços para fazer os exames necessários para o combate desta terrível doença", enfatiza o secretário, lembrando que é preciso desmistificar tabus e romper o preconceito, tendo em vista que 90% dos casos de câncer de próstata têm cura se descoberto precocemente.

Confira abaixo parte da programação prevista para o Novembro Azul no Hospital Bertioga e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

Dia 12

9 horas, palestra ‘Conscientização sobre o câncer de próstata’, com o Dr. Marcos Botteon

Local: Auditório do Hospital Municipal (Praça Vicente Molinari, s/nº)

Público alvo: funcionários do Hospital Municipal

Dia 19

9h30, palestra ‘Riscos de desenvolver câncer de próstata’, com enfermeiros Márcia Santos, Natália Moraes, Ronaldo Soares da Silva e Pedro Daumichen

Local: Sala de Espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Praça Vicente Molinari, s/nº)

Público alvo: funcionários do Hospital Municipal e público em geral

A doença

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina no mundo e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Dados do Ministério da Saúde informam que aproximadamente 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção foi de que 12 mil pacientes morreram da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Pensando na saúde do homem, desde 2008 é realizada anualmente a campanha ‘Novembro Azul’, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos.

Para quebrar esse preconceito, o objetivo da campanha é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os números de câncer no Brasil são alarmantes e os dados comprovam que a doença vem exigindo mais atenção para o diagnóstico precoce, pois, aliado ao tratamento, é possível salvar vidas. O mastologista do Instituto Corpore, Marco Botteon, alerta que para alguns tipos o controle de fatores de risco como tabagismo, etilismo, sedentarismo, alimentação inadequada e sexo sem proteção podem contribuir, e muito, para o surgimento do câncer.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, são atitudes que auxiliam a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.