Novidades a caminho: Vila de Itatinga poderá ser aberta para visitação e potencial da usina hidrelétrica será expandido

26 de abril de 2024

A Prefeitura de Bertioga e a Autoridade Portuária de Santos (APS), estão trabalhando para valorizar o potencial da Vila de Itatinga. A reabertura da autentica vila inglesa, construída há mais de 100 anos, está em estudo. Além disso, a capacidade de geração de energia da usina hidrelétrica será ampliada.

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus, se reuniu recentemente com o presidente da APS, Anderson Pomini, para definir ações de investimentos e para tratar sobre a reabertura de Itatinga para visitação. Vale ressaltar que a Usina Hidrelétrica de Itatinga, construída na Vila em 1910, abastece ao menos 30% do Porto de Santos, que é o maior complexo portuário da América Latina.

“A gente teve uma reunião extremamente proveitosa, e vem novidades por aí. Grandes investimentos vindos para a Usina de Itatinga, como a geração de hidrogênio verde, e logo mais sobre a questão turística do local. A Usina de Itatinga abastece o maior Porto da América Latina e é um importante patrimônio histórico e ambiental, sendo motivo de orgulho para Bertioga”, afirmou o Prefeito Caio Matheus.

A Vila é um local cheio de história e com muito potencial turístico. A prefeitura de Bertioga está contratando uma empresa especializada para realizar visitas técnicas para levantar a capacidade de carga da Vila, e apontar o volume possível de visitação por dia e por atividade. Além da Vila, estão previstas diversas atividades ecoturísticas no entorno, com trilhas, cachoeiras e até estudos para atividades aquáticas no rio Itatinga, áreas do Parque Estadual Restinga de Bertioga. A data exata da reabertura será divulgada em breve, pelo prefeito de Bertioga.

Sobre a valorização da Usina Hidrelétrica, o presidente da APS ressaltou que o Porto de Santos é o único equipamento de infraestrutura do mundo que tem uma geração de energia própria. Porém, segundo pontuado por ele, a usina hidrelétrica pode gerar muito mais energias renovais, além da exploração turística. “Tem bastante novidade. Acompanhem a excelente gestão do prefeito Caio Matheus e acompanhem as novidades para Itatinga, que nós divulgaremos em breve”, disse Pomini.