Novos contentores de resíduos sólidos são instalados em Bertioga a partir desta segunda (2)

30 de julho de 2021

Novos contentores de resíduos sólidos são instalados em Bertioga a partir desta segunda (2)

A partir desta segunda-feira (2) a Prefeitura de Bertioga fará a instalação de 40 contentores de resíduos sólidos na área central, trecho que compreende aproximadamente 500 residências entre as ruas Estevão da Costa, John Wolthers, Ayrton Senna da Silva e a Avenida Anchieta.

Os equipamentos são distribuídos em pares, sendo um para o lixo reciclável, e outro para resíduos úmidos e não recicláveis, garantindo a separação do lixo doméstico e evitando a exposição à chuva e aos animais. O serviço é realizado em ação conjunta entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Nos contentores com a cor verde podem ser dispensados resíduos secos, como plásticos, papéis, vidros e metais. Já nos da cor grafite, apenas úmidos, como restos de alimentos e lixo de banheiro. Com o modelo de coleta, além de promover a limpeza urbana, a Cidade contribui para a preservação do meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente fala sobre os benefícios do formato. “Esse processo possibilita a mecanização da coleta de lixo, leva agilidade, eficiência, minimiza o contato humano e melhora a logística de coleta. Em breve estaremos expandindo o serviço aos demais bairros de Bertioga, iniciando pelo Jardim Veleiros e região central, para que mais pessoas tenham acesso”, afirma.

O secretário de Serviços Urbanos ressalta que os contentores não são destinados ao descarte de materiais da construção civil, podas ou entulhos. A pasta oferece serviços de Cata Treco e Cata Poda, para retirar objetos inservíveis que não podem ser recolhidos pela coleta seletiva.

VANDALISMO

Somente neste ano, cerca de 10 contentores foram vandalizados no Município, causando danos à estrutura dos equipamentos. A Secretaria de Meio Ambiente alerta que este tipo de dano ao patrimônio público é crime e deve ser denunciado.

As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia para o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), pelo número 153.